Choque que matou ex-aluno do Sigma foi causado por carregador, aponta laudo

OAB-DF teve acesso ao documento que comprovou a causa da morte de João Vitor Remus, 13 anos, e aguarda análise do aparelho celular

atualizado 27/08/2020 16:06

Arquivo pessoal

A Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) teve acesso ao laudo que comprovou a causa da morte do ex-aluno do Sigma João Vitor Domat Remus, de 13 anos. Segundo Charles Bicca, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da OAB-DF, o choque elétrico que matou o estudante foi, de fato, causado pelo carregador do celular.

João Vitor morreu no último dia 6, em Palmas (TO). Ele havia ficado 10 dias internado após encostar em uma parte de metal do carregador de celular enquanto tirava o aparelho da tomada, recebendo uma descarga elétrica.

De acordo com o presidente da comissão, este foi o primeiro documento revelado pela Polícia Civil do Tocantins à família do adolescente. A análise do aparelho celular deve ser entregue ainda nesta semana. Nela devem estar demonstradas as circunstâncias do acidente.

“São dois laudos. O primeiro é a causa da morte, que agora confirmamos que foi o carregador. No caso do João Vitor, a parte de baixo do aparelho soltou, então quando ele pegou ali, estavam os pinos expostos. O segundo deve detalhar mais essa situação”, explicou.

0

Campanha de prevenção

Para prevenir casos de choque elétrico como esse, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e da Juventude iniciou a campanha “Crianças e eletrônicos: perigo à vista”. O objetivo é alertar pais e responsáveis para cuidados diários com a compra e o uso de eletrônicos por crianças e adolescentes.

Além de verificar se os aparelhos são aprovados pelos órgãos fiscalizadores, a OAB-DF ressalta que “é imprescindível supervisionar o uso de celulares, carregadores, videogames, e eletrônicos em geral”.

Além das informações de segurança que estão sendo divulgadas em redes sociais do órgão, haverá uma palestra no dia 9 de setembro, às 19h, no canal do YouTube da OAB-DF. Na ocasião, especialistas da Secretaria de Saúde do DF e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) irão comentar sobre cuidados necessários para a prevenção de acidentes envolvendo choques elétricos.

Últimas notícias