metropoles.com

Chegou o dia! Estudantes fazem prova do PAS da UnB neste domingo (9)

Os portões dos locais de provas abrem às 12h e fecham às 13h. Saiba o que pode ou não levar e boa sorte!

atualizado

Compartilhar notícia

Hélvio Romero/Estadão Conteúdo
Enem
1 de 1 Enem - Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Mais de 56 mil estudantes fazem, neste domingo (9/12), as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Pelo segundo ano consecutivo, as três etapas acontecerão no mesmo dia. De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), do total, 24.264 fizeram registro na primeira fase; 20.380 na segunda; e 12.260, na terceira, que dá acesso à instituição de ensino pública.

Os candidatos vão disputar 4.222 vagas – 2.112 referentes ao primeiro semestre de 2019 e 2.110 para o restante do ano na UnB. Para não ficar de fora da corrida por um vaga na UnB, fique atento aos horários. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fecham às 13h. Os candidatos terão cinco horas para solucionar as questões.

O professor de sociologia Bruno Borges, do colégio Leonardo da Vinci, recomenda aos estudantes que farão prova neste domingo que comecem o dia com um café da manhã leve, mas que possa dar energia e disposição para a realização do exame. “É importante que lembrem de levar as canetas esferográficas pretas de material transparente. Ideal que tenham em mãos três delas, além do RG ou outro documento descrito no edital”, destacou.

Concorrência alta
Quem quiser cursar medicina enfrentará a maior concorrência no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte – 56,27 candidatos por vaga. O número, porém, é menor no comparativo com 2017, quando foram registradas 60,35 pessoas disputando cada oportunidade.

Na sequência, vem psicologia, com 29,88 estudantes por vaga. Comparado com 2017, o curso de direito registrou queda na concorrência e passou a ser o terceiro mais disputado (28,47). Odontologia (23,67) e medicina veterinária (19,95) vêm logo em seguida.

Em Ceilândia, os números são diferentes. O curso mais concorrido é o de enfermagem – 12 por vaga. Logo depois, vem fisioterapia – 11,45 alunos disputando cada oportunidade.

Confira o que o candidato não pode levar para a prova:

  • Relógios de qualquer espécie;
  • Óculos escuros;
  • Protetor auricular;
  • Lápis, lapiseira, marca-texto e borracha;
  • Chapéu, boné e gorro;
  • Recipientes e embalagens que não forem fabricados com material transparente;
  • Aparelhos eletrônicos: máquinas calculadoras que não sejam as fornecidas pelo Cebraspe, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, pen-drive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, máquina fotográfica, controle de alarme de carro.

Segundo o Cebraspe, o estudante que levar qualquer um dos objetos acima será eliminado da prova.

Fique atento:
Data das provas (1ª, 2ª e 3ª etapas): domingo (9/12)
Duração das provas: cinco horas
Os candidatos farão uma prova de conhecimentos gerais e outra de redação em Língua Portuguesa
Abertura dos portões: 12h
Fechamento: 13h

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?