*
 

A cada dia que passa, a ansiedade e a expectativa aumentam para os estudantes que querem ingressar na Universidade de Brasília (UnB) pelo Programa de Avaliação Seriada, o PAS, realizado neste domingo (9/12). Pensando nisso, o Metrópoles preparou um material com dicas de professores, para elucidar as dúvidas dos candidatos, e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), sobre os momentos que antecedem o exame.

Fique atento aos horários! O Cebraspe pede que os candidatos compareçam ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início do PAS: às 13h.

Os portões serão abertos às 12h para as provas de conhecimentos, além de redação em Língua Portuguesa. Os candidatos terão cinco horas para solucionar os problemas.

Pelo segundo ano consecutivo, as três etapas do programa acontecerão no mesmo dia. De acordo com o Cebraspe, serão 56 mil estudantes nas ruas. Do total, 24.264 fizeram registro na primeira etapa; 20.380 na segunda; e 12.260 farão a terceira fase do PAS. São 4.222 vagas – 2.112 referentes ao primeiro semestre de 2019 e 2.110 para o restante do ano.

Dicas
O professor de sociologia Bruno Borges, do colégio Leonardo da Vinci, dá dicas sobre o que fazer nos dias que antecedem o exame. O educador recomenda aos alunos ansiosos, que “não conseguem abrir mão de dar aquela revisada antes da prova”, que aproveitem o sábado (8) para olhar as obras da matriz do PAS. “Essas obras são documentários, textos, coisas mais leves que não irão provocar cansaço no estudante.”

Outra orientação de Bruno é aproveitar a véspera do PAS para descanso e lazer. “Recomendamos aos alunos que façam atividades responsáveis pela promoção do bem-estar, sem estar vinculado à prova.”

O professor acredita que é um bom momento para colocar as séries e filmes em dia, assim como a leitura. “Pegue aquele livro que você comprou mas deixou de ler porque estava estudando. Aproveite para lê-lo agora.” Para aqueles que forem realizar a prova em local distante de suas residências, Bruno dá uma dica crucial: “Faça o trajeto no sábado (8) para prevenir imprevistos e calcular bem o tempo”.

Já para o domingo (9), Borges pede que os candidatos comecem o dia com um café da manhã leve, mas que possa dar energia e disposição para a realização do exame. “É importante que lembrem de levar as canetas esferográficas pretas de material transparente. Ideal que levem três delas. Além do RG ou outro documento disponível no edital.”

Concorrência
Quem quiser cursar medicina enfrentará a maior concorrência no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte – 56,27 candidatos por vaga. O número, porém, é menor no comparativo com o do ano passado, quando foram registradas 60,35 pessoas disputando cada oportunidade.

Na sequência, vem psicologia, com 29,88 estudantes por vaga. Comparado com 2017, o curso de direito registrou queda na concorrência e passou a ser o terceiro mais disputado (28,47). Odontologia (23,67) e medicina veterinária (19,95) vêm logo em seguida.

Em Ceilândia, os números são diferentes. O curso mais concorrido é o de enfermagem – 12 por vaga. Logo depois, vem fisioterapia – 11,45 alunos disputando cada oportunidade.

Confira o que o candidato não pode levar para o dia da prova:

  • Relógios de qualquer espécie;
  • Óculos escuros;
  • Protetor auricular;
  • Lápis, lapiseira, marca-texto e borracha;
  • Chapéu, boné e gorro;
  • Recipientes e embalagens que não forem fabricados com material transparente;
  • Aparelhos eletrônicos: máquinas calculadoras que não sejam as fornecidas pelo Cebraspe, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, pen-drive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, máquina fotográfica, controle de alarme de carro.

Segundo o Cebraspe, o estudante que levar qualquer um dos objetos acima será eliminado da prova.

Fique atento:
Data das provas (1ª, 2ª e 3ª etapas): domingo (9/12)
Duração das provas: cinco horas
Os candidatos farão uma prova de conhecimentos e outra de redação em Língua Portuguesa
Abertura dos portões: 12h
Fechamento: 13h