Celina diz que DF vai aderir plano nacional para conter alta do diesel
Segundo a governadora, a decisão foi tomada após conversa por telefone com o ministro da Fazenda, Dario Durigan
atualizado
Compartilhar notícia

A governadora Celina Leão (PP) decidiu aderir ao acordo nacional proposto pelo governo federal para conter a alta do diesel. Ela comentou sobre a decisão durante a inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Siriema, no Recanto das Emas (DF), nesta quarta-feira (1º/4).
Segundo Celina, a decisão foi tomada após conversa por telefone com o ministro da Fazenda, Dario Durigan. Até a amanhã desta quarta-feira, a Secretaria de Economia do DF havia informado que o DF não iria aderir a proposta.
“O próprio ministro me ligou, me fez um apelo sobre esse assunto. A gente vai aderir sim para que não tenha impacto no transporte público no diesel. As pessoas têm que entender que não vou fazer uma gestão revanchista. Na minha gestão tudo aquilo que for importante, independente de quem trouxe a medida, nós vamos acatar”, afirmou.
Celina ressaltou que diversos estados já aderiram – um total de 20 segundo o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz). De acordo com a governadora, a medida vai pressionar as contas públicas, mas se não for tomada haveria impacto direto no transporte público e nos caminhões. Para Celina, o projeto não pode ser identificado como uma briga ideológica.
“O governo federal está arcando com um pedaço. Os estados estão arcando com outro pedaço. E quem ganha? É a população que não vai ter o repasse final desse reajuste. É um grande pacto nacional e o DF não ficará de fora”, afirmou.
