metropoles.com

CBMDF desenvolve espuma para combater incêndios e concorre a prêmio

A produção feita na capital ainda é baixa, mas sai 1/3 do valor do produto licitado pelo Corpo de Bombeiros, que é importado

atualizado

Compartilhar notícia

SSP/Divulgação
Bombeiros desenvolvem espuma
1 de 1 Bombeiros desenvolvem espuma - Foto: SSP/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) desenvolveu espuma de combate a incêndio mais barata para os treinamentos e com eficácia garantida no combate ao fogo. O material, produzido em laboratório da corporação, é finalista no 24º Concurso Inovação no Setor Público.

O resultado da pesquisa concorre na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas. O concurso valoriza equipes de servidores que buscam alternativas às atividades cotidianas por meio inovações voltada a melhorar a gestão das organizações e de políticas públicas. A disputa é realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Enquanto a produção ainda não é suficiente para todo o trabalho da corporação e neste primeiro momento, a espuma produzida pelo CBMDF é usada em treinamentos e rotina de manutenção de viaturas da força de segurança pública.

“A espuma licitada no mercado é importada e tem um custo alto. Diante desse cenário, vimos que precisávamos de uma espuma de baixo custo para o treinamento dos nossos bombeiros e calibragem das viaturas de combate a incêndio. Pensando em buscar alternativas, iniciamos os estudos técnicos em 2016”, explica o gerente do projeto, capitão Alisson Bernardi de Barros.

Viaturas

As viaturas de combate a incêndios do CBMDF têm um compartimento para o líquido gerador de espuma e outro para água. Um sistema específico faz a mistura dos dois, transformando-os em espuma para cessar o fogo. Hoje, o custo do produto licitado pelos bombeiros é de R$ 1.080 para recipientes de 20 litros.

Já o protótipo de espuma produzido no laboratório chega a custar um terço do valor, em média R$ 340. Hoje, ainda quase que artesanalmente, o CBMDF consegue produzir em média 150 litros do produto em dois dias. A intenção é de elevar a produção pra mil litros por semana, o que seria suficiente para abastecer a corporação por três meses.

A equipe responsável pela desenvolvimento e produção do protótipo de espuma é composta por bombeiros militares com formação em física, química, matemática e engenharias.

O resultado final do 24º Concurso de Inovação no Setor Público será apresentado ao final da Semana de Inovação de 2020, que ocorrerá virtualmente, entre os dias 16 a 19 de novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?