Câmara aprova abertura de crédito de R$ 107,5 milhões para o Iges-DF

Valor é destinado ao custeio de despesa com o repasse do Contrato de Gestão do Iges referente ao mês de setembro deste ano

atualizado 05/10/2021 20:06

Iges-DFJP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em votação nesta terça-feira (5/10), a abertura de crédito suplementar de R$ 107,5 milhões para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

O Projeto de Lei nº 2.154, de 2021, de autoria do Executivo local, determina a abertura de crédito ao Orçamento Anual do DF. O valor é destinado ao custeio de despesa com o repasse regular do Contrato de Gestão do Iges-DF referente ao mês de setembro deste ano.

Após um longo debate no plenário na Casa, o PL foi aprovado em segundo turno com 13 votos favoráveis, quatro contrários e nenhuma abstenção. Votaram contra os deputados Leandro Grass (Rede), Júlia Lucy (Novo), Fábio Felix (PSol) e Reginaldo Veras (PDT). Os distritais reclamaram do histórico de casos de corrupção ligados ao Instituto.

Deputados da base do governo defenderam que o repasse fosse feito para que não faltasse atendimento a pacientes em unidades do Iges. Apesar de criticarem o Instituto, os parlamentares de oposição Chico Vigilante (PT) e Arlete Sampaio (PT) também votaram a favor. 

“Sou contra o Iges, mas não posso com o meu voto ajudar no sentido das pessoas morrerem sem atendimento”, pontuou Chico Vigilante. “Existem pessoas que são atendidas lá e nós não podemos ter a irresponsabilidade de deixar fechar tudo isso”, afirmou Arlete Sampaio.

O general Manoel Pafiadache, secretário de Saúde do DF, e o general Gislei Morais, presidente do Iges-DF, estiveram na sessão e acompanharam a votação. Momentos antes do projeto ser votado, os representantes da Saúde se reuniram com parlamentares, para negociar a aprovação do crédito.

Segundo o projeto, o crédito suplementar será financiado pelo excesso de arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Últimas notícias