metropoles.com

Cadela cega jogada em lixo está em estado grave no DF

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, desde o começo de março, já foram registradas 41 ocorrências de maus-tratos no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Globo
Cadela-encontrada-amarrada-com-sacola-plastica
1 de 1 Cadela-encontrada-amarrada-com-sacola-plastica - Foto: Reprodução/TV Globo

Os casos de abandono e maus-tratos a animais vêm ocorrendo de forma repetida no Distrito Federal. Segundo dados da Polícia Ambiental, foram 41 ocorrências registradas desde 1º de março até essa terça (14/04).

Uma das ocorrências mais recentes de crueldade foi registrada nessa terça. A cadela Vitória, da raça husky siberiano, foi encontrada dentro de uma sacola plástica, debilitada, trêmula e com dificuldades para respirar, do lado de uma lixeira, no Sol Nascente.

Voluntários da ONG Toca Segura a resgataram e levaram o animal a uma veterinária próxima ao local. Vitória é cega dos dois olhos e está com anemia, além de problemas neurológicos. A pet segue internada, em estado grave. A Polícia Civil investiga o caso.

Cães Famintos 

Na última segunda-feira (13/04), o Metrópoles mostrou que dois cães famintos foram encontrados na QR 116, de Santa Maria, após denúncias que circularam nas redes sociais.

Ana Paula de Vasconcelos, ativista e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), acionou a 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) e o delegado da unidade, Alberto Rodrigues, conseguiu localizar os animais.

“Estão internados lutando pela vida. Vamos torcer para que sobrevivam. O marrom, que está em piores condições, foi direto para a UTI veterinária e está urinando pus. A branquinha está menos pior, mas também em estado crítico”, disse Ana Paula.

Veja vídeo da denúncia:

Crime

A Polícia Militar informou que o Batalhão Ambiental pode ser acionado via 190 por qualquer cidadão que verificar uma situação de maus-tratos a animais.

Conforme o protocolo, nestas situações, o autor será conduzido à delegacia e autuado conforme o artigo 32 da Lei nº9.605. O animal resgatado será encaminhado para tratamento veterinário na Zoonoses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?