metropoles.com

Cadastro para regularização do Solar de Brasília começa em 14/12

Governo firmou acordo com moradores da região para iniciar o processo de venda direta. Serão contemplados 1.228 lotes das quadras 1, 2 e 3

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
terracap – giovanna bembom metrópoles
1 de 1 terracap – giovanna bembom metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O cadastramento dos moradores para regularização fundiária do condomínio Solar de Brasília, no Lago Sul, começa no dia 14 de dezembro. Serão 1.228 lotes beneficiados nas quadras 1, 2 e 3. O processo de venda será o mesmo adotados no Ville de Montagne.

Os interessados podem se inscrever no site da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), na sede da empresa pública ou na portaria do condomínio a partir da semana que vem. O cadastro é simples. Basta informar os dados pessoais e declarar que residia no imóvel antes de 22 de dezembro de 2016.

A garantia do direito de compra do lote foi firmada nessa quarta-feira (6) em reunião, no Palácio do Buriti, entre o governador Rodrigo Rollemberg e representantes dos moradores da região. O secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, e o presidente da Terracap, Júlio César de Azevedo Reis, também estavam presentes.

Para Rollemberg, este é um momento histórico no Distrito Federal. “Nós estamos fazendo o maior programa de regularização fundiária do Brasil e o maior da história de Brasília. Estamos virando a página da informalidade para entrar na legalidade”, disse ele.

A medida, segundo o governador, tem também um forte conteúdo de cidadania e justiça social. “Isso é bom para todo mundo, serve de exemplo para futuras gerações, dá tranquilidade e segurança jurídica para as famílias e valoriza o patrimônio”, enfatizou.

O valor de cada lote será calculado por uma equipe técnica de engenheiros da Terracap. A análise de preço leva em conta toda a infraestrutura urbana (rede de energia elétrica, água e esgoto) mais a valorização do local, itens que serão abatidas no valor de mercado do imóvel.

O montante final a ser pago por lote será divulgado em edital, com o chamamento público aos moradores para a entrega da documentação necessária ao seguimento do processo de compra.

Além da regularização, o governo já entregou 40 mil escrituras, e o objetivo é chegar aos 63 mil documentos entregues. “Neste final de semana nós vamos entregar mais 1.300 [escrituras] no Riacho Fundo e na semana que vem será a vez do Itapoã”, explicou Rollemberg.

Regularização fundiária no DF
Desde maio, o governo de Brasília tem intensificado o processo de regularização fundiária no Distrito Federal. O condomínio Ville de Montagne foi o primeiro, com 95% de beneficiados.

Ainda está em andamento o processo de venda direta dos lotes do Trecho 3 de Vicente Pires. Os moradores têm até sexta-feira (8/12) para iniciar a compra.

Já os condomínios Estância Jardim Botânico, Estância Jardim Botânico II, Jardim Botânico I, Jardim das Paineiras, Mirante das Paineiras e Jardim Botânico VI têm até 29 de dezembro para entregar a proposta de compra dos lotes à Terracap.

Após a fase de cadastramento, é necessário apresentar pessoalmente os seguintes documentos:

– Identidade e CPF
– Documentos que comprovem a aquisição do imóvel com data anterior a 22 de dezembro de 2016
– Comprovante de residência
– Certidão de regularidade na Justiça Eleitoral
– Certidão negativa de débito de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)

Desde a decisão da Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, em agosto de 2017, moradores que tiverem outros imóveis em Brasília também poderão participar do processo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?