Brasilienses se reúnem para assistir ao eclipse do sol

Em Brasília, a sombra lunar foi apenas de 22%. Cerca de 150 pessoas foram à Praça do Cruzeiro para acompanhar o fenômeno astronômico

JP Rodrigues/MetrópolesJP Rodrigues/Metrópoles

atualizado 03/07/2019 7:14

Os brasilienses se reuniram, na tarde desta terça-feira (02/07/2019), para acompanhar o eclipse solar. Os moradores do Distrito Federal puderam observar o evento de forma parcial, mas o fenômeno astronômico, que durou das 17h11 às 17h48, foi o suficiente para atrair cerca de 150 pessoas à Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental.

Em Brasília, a sombra lunar sobre o sol foi apenas de 22%. Entusiasmadas, as pessoas recorreram a filmes de fotografia e a óculos escuros para observar o eclipse, mesmo não sendo os equipamentos mais adequados. Houve, no entanto, quem usou artefatos propícios para a prática, como placas e máscaras de solda, além de óculos especiais.

Osvaldo Abib, 73 anos, levou os netos Gabriel e Mateus, de 6 e 4 anos, para acompanhar o fenômeno. A família chegou à Praça do Cruzeiro preparada para o evento da natureza. “Estamos com essas proteções, que são a melhor maneira de enxergamos. Trouxe eles para conhecer mesmo, por instrução. Agora, nas férias, já agendamos até uma visita ao Planetário.”

A professora Diandra Moura, 24, foi uma das pessoas que observaram o fenômeno na praça. A educadora disse que, desde pequena, era levada pelos pais – ocasiões nas quais aprendia sobre astronomia. Desta vez, quer passar o aprendizado à filha, Alícia Moura, 4. “No começo do ano, em janeiro, já viemos ver a superlua. Foi muito legal, porque nos emprestaram os telescópios. É um assunto que gosto muito”, acrescentou.

A servidora pública Renata Cristina Alves, 39, também levou os filhos Mateus, 8, e Ana Alice, 4, à Praça do Cruzeiro. “Nós ficamos sabendo através da página no Instagram do Clube de Astronomia. Os meninos amam. Este ano já tinham presenciado outro fenômeno. Conseguimos pegar equipamentos emprestados e deu pra ver um pouquinho.”

A maior parte do público chegou ao final do evento. Por volta das 17h48, quando estava previsto para acabar o eclipse, as pessoas aplaudiram o fenômeno e aguardaram o pôr do sol.

Últimas notícias