Brasília sobe 88 posições em ranking de conectividade e ganha prêmio nacional

Prêmio reconhece ações para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade

atualizado 14/09/2021 4:40

Brasília recebe nesta terça-feira (14/9) o Prêmio Cidades Amigas da Internet, promovido pela Conexis Brasil Digital e pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). A capital da República foi a que mais subiu posições no ranking de conectividade de 2020 para 2021, saindo de 100° lugar para 12°.

A premiação leva em consideração critérios,  como legislação e prazo para licenciamento de antenas. “Ter uma legislação moderna, que incentive a instalação de infraestrutura de telecomunicações, prazos curtos e processos descomplicados para a obtenção de licenças para as antenas de celular e baixo custo de implantação são os principais quesitos que fazem uma cidade ser “amiga da internet”, avalia o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Além de Brasília, Uberlândia (MG) também receberá o prêmio. O município aparece na primeira colocação do ranking. São José dos Campos (SP) ficou em segundo e Porto Alegre (RS) em terceiro.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica. Esta é a sexta edição dos rankings, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento.

Por outro lado, o estudo revela que ainda há muitos municípios com leis desatualizadas e que demoram mais de um ano para licenciar a instalação de antenas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos.

O Ranking de Cidades Amigas da Internet 2021 será detalhado logo mais, às 16h, no webinar “Antene-se: Infraestrutura e conectividade para o 5G”. Os debates do Painel Telebrasil 2021 podem ser acompanhados no site do prêmio. A programação completa dos três dias do evento (14, 21 e 28) também está disponível no site. A inscrição é gratuita.

Últimas notícias