Brasília recebe, em fevereiro, primeiro parque 100% inclusivo do país

O Parque Vivencial do Lago Norte será adaptado e contará com uma série de atividades gratuitas para pessoas com deficiência

atualizado 12/01/2021 0:03

O primeiro parque 100% inclusivo do país estará disponível a partir de fevereiro, no Lago Norte. O Parque Vivencial do Lago Norte  será adaptado e contará com uma série de atividades gratuitas para pessoas com deficiência de 5 de fevereiro a 31 de março de 2021.

O espaço será composto por containers com pisos adaptados, rampas, sinalização em braille e piso tátil. Também haverá obras de acessibilidade no parque, que serão realizadas pelo Ibram.

A programação, prevista para iniciar no dia 5 de fevereiro de 2021, inclui aulas de canoagem, de stand up paddle, de yoga, de tiro com arco e de tênis de mesa e se estenderá ao longo de 13 finais de semana.

0

O projeto, coordenado pela UNA (Unidade Nacional de Acessibilidade) pretende beneficiar cerca de 2 mil pessoas – com deficiência ou não – por meio dos eixos de esporte e lazer, de uma forma educativa, acessível e social.

“Entendemos que toda pessoa com deficiência – física, intelectual, visual ou auditiva – deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. Nosso projeto propõe o acolhimento, atividades gratuitas para reabilitação e  inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, visando o acesso ao esporte e ao lazer, minimizando os impactos causados por diferentes condições”, afirma a presidente da UNA e paratleta da Seleção Brasileira de Paracanoagem, Andréa Pontes.

O público vai contribuir com a criação de uma horta comunitária acessível como parte do projeto, além de ter profissionais de saúde a disposição durante os encontros semanais, com acolhimento psicológico. O projeto foi viabilizado a partir de emendas parlamentares apoiadas pela Senadora Leila do Vôlei e pelos deputados distritais Leandro Grass, Claudio Abrantes e Julia Lucy.

Últimas notícias