Bombeiros usam cães em buscas por turista sumido na Chapada

Trabalho foi interrompido várias vezes por causa de fortes chuvas que atingem a região do Vale da Lua

CBMGO/DivulgaçãoCBMGO/Divulgação

atualizado 10/12/2019 14:53

As buscas pelo brasiliense Jacob Vilar Santana, 31 anos, tiveram o reforço de dois cães farejadores na manhã desta terça-feira (10/12/2019). O homem está desaparecido há 10 dias, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros (GO). Ele a namorada, Jéssica Carmelon, 27, foram atingidos por uma uma tromba d’água no dia 1º de dezembro, enquanto estavam dentro da cachoeira.

A região onde o arquiteto de software desapareceu tem sido afetada por fortes chuvas, o que, segundo o Corpo de Bombeiros, obriga a corporação interromper as buscas diversas vezes.

Os bombeiros informaram que, na segunda-feira (09/12/2019), foram feitas varreduras por terra e água, em grutas e buracos em um raio de 10 km do local do acidente, entretanto nenhum vestígio do rapaz foi encontrado.

Ainda de acordo com o CBM-GO, as margens da cachoeira estão sendo monitoradas. “Se houver evidências de que ele pode ter saído para as matas, as buscas serão expandidas por terra, mas ainda não há nenhuma”, afirmou a corporação.

Ainda na segunda-feira (09/12/2019), equipes de mergulhadores desceram até a entrada da Cachoeira do Segredo, realizando buscas em cerca de 15 km ao redor da região. A procura por Jacob foi suspensa no período da noite, por falta de condições para que as esquipes realizassem a caça de forma segura.

Familiares do desaparecido haviam pedido mais ação por parte das equipes de resgate nessa segunda. Os parentes acreditam que o rapaz ainda pode estar vivo por causa de suas habilidades de sobrevivência.

Para esta terça-feira (10/12/2019), estão sendo usadas equipes de mergulhadores, de caça em terra (reforçados por cães) e drones. São 16 militares envolvidos na operação. Durante as buscas, foi localizado o colete salva-vidas que Jacob utilizava quando desapareceu.

Veja imagens do trabalho das equipes de resgate:

Segundo Jéssica Carmelon, namorada de Jacob, a família do brasiliense está bastante abalada e angustiada por não encontrar o rapaz, mas ainda sim “mantém muita fé e esperança de encontrá-lo bem”.

Jéssica ainda afirmou que Jacob não tem pai nem mãe, ambos já faleceram. O homem morava com sua tia, considerada por ele como mãe.

Últimas notícias