Barragem que abastece 60% do DF atinge capacidade máxima

Reservatório do Descoberto é responsável pelo abastecimento de pelo menos oito regiões administrativas do Distrito Federal

atualizado 14/01/2022 16:38

BarragemRafaela Felicciano/Metrópoles

No final da tarde dessa quinta-feira (13/1), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últimos dias contribuiu para que o manancial – responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal – vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Gustavo Carneiro, o reservatório foi dimensionado para armazenar as águas excedentes dos meses de chuva, e utilizá-las como reserva estratégica de abastecimento da população em meses de estiagem. Desse modo, é esperado que o reservatório atinja ou chegue perto de 100% do volume útil ainda durante o período das chuvas.

0

“Ao alcançar o seu volume máximo, as águas passam a fluir através da estrutura do vertedouro, e dali seguem o curso natural do rio Descoberto. Essa situação normalmente se repete a cada ano, conferindo maior segurança hídrica para o Distrito Federal”, destaca o superintendente.

Apesar da crise hídrica que afetou diversas partes do país em 2021, os níveis dos principais reservatórios de abastecimento do DF – Descoberto e Santa Maria – mantiveram-se dentro das projeções da Adasa para o período de estiagem, obedecendo as metas estabelecidas pela Agência na Resolução nº 08/2021, referente à curva de acompanhamento do volume útil dos reservatórios.

Além das chuvas, as ações de gestão dos recursos hídricos na bacia do Descoberto, por meio da regulação do uso da água e do monitoramento hidrológico, têm sido fundamentais para garantir maior segurança hídrica na capital e Entorno.

Ainda assim, segundo a Adasa, a grande expansão populacional do Distrito Federal nas últimas décadas exige a ampliação da infraestrutura hídrica. Por isso, entrada em operação do reservatório de Corumbá é necessária a fim de trazer mais tranquilidade à população.

Reservatório do Descoberto

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17 km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar um volume total de 103 milhões de m³.

Operado pela Caesb, o Lago Descoberto faz parte do sistema de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Enquanto o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará.

Mais lidas
Últimas notícias