Bailarinos de Planaltina brilham no maior festival de dança do mundo
Os jovens Victor de 13 anos e Luis, 12, conquistaram diversos títulos no Festival de Dança de Joinville; Victor recebeu "Melhor Bailarino"

Os jovens bailarinos Victor Hugo Garcia, 13 anos, e Luis Gustavo Barros, 12, moradores de Planaltina (DF), foram as grandes estrelas no Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo.
Na edição de 2026, realizada entre 22 e 24 de julho, Luis e Victor conquistaram títulos em diferentes categorias: Vitor entrou para a história do festival ao ser eleito o Melhor Bailarino da edição, o mais jovem a receber o título em 43 anos de festival. Luis subiu ao lugar mais alto do pódio no balé clássico, conquistou o segundo lugar no neoclássico e o terceiro, no contemporâneo.
Segundo a diretora da escola onde dançam, Shirley Santos, o prêmio de Melhor Bailarino costuma ser destinado a bailarinos mais experientes: “Geralmente dão para um sênior. Foi uma conquista inédita. É um título que ninguém tira dele”, afirma.
O jovem conquistou o primeiro lugar nas categorias jazz e neoclássico, além do segundo lugar no balé clássico (Veja a performance que garantiu o título de Melhor Bailarino no vídeo acima).
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFOs dois treinam balé clássico, jazz, dança contemporânea e dança acrobática na Escola de Dança Shirley Santos, em Planaltina e, quando chegaram ao projeto, não tinham qualquer experiência com a dança.
A escola participa há oito anos do festival, mas subiu ao pódio somente no ano de 2025, já com as estrelas.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasLuis foi campeão no balé clássico infantil, conquistou o segundo lugar no neoclássico e o terceiro no contemporâneo. O bailarino embarcou para Santa Catarina ainda aos 11 anos e comemorou o aniversário de 12 durante o festival. Confira a coreografia que garantiu o 2º lugar em balé neoclássico:
O Festival de Joinville não foi o único palco importante para os dois jovens neste ano.
Antes da competição em Santa Catarina, Victor e Luis representaram o Brasil no Youth America Grand Prix (YAGP), realizado em Houston, nos Estados Unidos.
Para chegar à etapa internacional, eles passaram pelas seletivas realizadas no Brasil. Luis terminou a competição como o segundo melhor colocado de sua categoria, enquanto Victor ficou entre os 24 melhores bailarinos da disputa.



