metropoles.com

Atos contra a Reforma da Previdência ocupam área central de Brasília

Pelo menos três grandes atos devem atrair milhares de pessoas à Esplanada desde a manhã desta quarta (15/3). Haverá mudanças no trânsito

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
protesto esplanada
1 de 1 protesto esplanada - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O dia será de mobilização de trabalhadores e trânsito intenso, nesta quarta-feira (15/3), na área central de Brasília. Manifestações e assembleias de servidores vão ocupar o Eixo Monumental e outros espaços da capital durante todo o dia. A principal tônica dos atos é a crítica à Reforma da Previdência proposta pelo governo federal. Além dos protestos, a data será marcada por paralisações de algumas categorias.

Segundo informações da Polícia Militar, a expectativa é de que 5 mil pessoas participem das mobilizações. Mas a corporação garante estar preparada para um evento de maiores proporções. Policiais de diversas unidades da PM estarão de prontidão para agir.

O trânsito na região também deve ser impactado. Segundo a Polícia Militar, o BPTran vai fazer escolta dos manifestantes, interditando parcialmente a Via S1, em direção do Congresso Nacional. Caso haja bloqueio completo da via, a PM diz que o tráfego será canalizado para a L2 Sul e a N1.

Já às 8h, em frente à Catedral de Brasília, sindicatos afiliados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) se reúnem para protestar contra a reforma que vai mudar as regras de aposentadoria no país. Entre as entidades que devem participar do protesto, estão o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Assistência Social no DF (Sindprev-DF) e o dos Bancários do DF.

O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) também vai integrar o ato da CUT e inicia, nesta quarta (15), uma greve por tempo indeterminado nas escolas da rede pública. A paralisação engrossará o movimento nacional articulado por outras 49 entidades de todo o país, membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). No DF, o governo já anunciou que os grevistas terão o ponto cortado.

Às 9h, integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta-DF) também fazem um ato contra a Reforma da Previdência, no Anexo III do Congresso Nacional.

Outro protesto que deve atrair grande número de participantes é o organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB). Segundo a entidade, cerca de 300 mil policiais e agentes penitenciários comparecerão a atos em Brasília e demais outras unidades da Federação nesta quarta. Durante o movimento, haverá ainda uma Assembleia-geral Nacional, que vai discutir proposta de paralisação das forças de segurança em todo o Brasil.

Do Distrito Federal, cinco entidades participam da mobilização: Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo); Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol); Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do DF (Sindiperícia); Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol); e Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol).

Os agentes de segurança também são contra a Reforma da Previdência, que, na avaliação das entidades, pode prejudicá-los, uma vez que desempenham atividade de risco. A medida, que tem sido criticada por trabalhadores, está prevista para ser votada na Câmara dos Deputados a partir de maio.

Assembleias
Além dos protestos contra a Reforma da Previdência, pelo menos duas categorias de servidores têm assembleias marcadas para esta quarta-feira (15). Às 9h, no estacionamento do Hospital de Base do DF (HBDF), se reúnem os integrantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF). Entre outros pontos, eles discutirão a revisão das gratificações por titulação de mais de 9 mil profissionais proposta pelo GDF.

Às 14h, servidores do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) se encontram no estacionamento da sede do órgão, próximo ao Palácio do Buriti. O grupo, que também adere à paralisação nacional dos servidores desta quarta (15), deve discutir as principais reivindicações da categoria para serem cobradas do governo ao longo do ano.


Confira abaixo a lista de atos marcados para esta quarta (15):

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT) 
    Ato público contra a Reforma da Previdência
    Concentração às 8h, na Catedral de Brasília
  • União dos Policiais do Brasil
  • Participam do ato agentes de segurança de todo o país. O protesto está marcado para as 14h, em frente ao Congresso Nacional. Mas, a partir das 10h, policiais e agentes penitenciários estarão concentrados na área central da capital
  • Sindireta-DF
  • Ato contra a Reforma da Previdência
    Concentração às 9h, no Anexo III do Congresso Nacional
  • SindSaúde-DF
    Assembleia-geral, às 9h, em frente ao Hospital de Base do DF
  • Sindetran-DF 
    Assembleia-geral, às 14h, no estacionamento da sede do Detran

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?