metropoles.com

Atendimento de advogados no sistema penitenciário do DF é padronizado

Portaria publicada no DODF regulariza os procedimentos para todas as unidades prisionais. OAB-DF comemora decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
Imagem colorida com uma cela ao fundo
1 de 1 Imagem colorida com uma cela ao fundo - Foto: IStock

O atendimento de advogados no sistema penitenciário do Distrito Federal está padronizado. A Portaria nº 56, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (23/2) para estabelecer procedimentos quanto à atuação de advogados nos estabelecimentos penais.

Entre os principais pontos tratados na portaria estão o acesso às unidades prisionais, a entrega de alimentos, vestuário, itens de higiene e valores, solicitação de documentos e atendimentos médicos, acesso a procedimentos disciplinares, entre outros.

Leia a portaria na íntegra aqui.

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) comemorou a decisão. O presidente Délio Lins afirmou que a padronização é uma demanda de dois anos dos advogados da capital federal.

“Vemos muito positivamente porque se cria regras. Havendo a padronização é bom para o sistema e para a advocacia, que sabe que a regra é a mesma para todas as unidades prisionais”, disse.

A portaria foi redigida pelo policial penal Alex Fernandes com a participação de outros servidores e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). O ato simbólico de assinatura da portaria foi realizado nessa terça-feira (22/2). Entre outros gestores e autoridades, estiveram presentes no ato simbólico o presidente da OAB-DF, Délio Lins; os diretores de todas as unidades prisionais; o chefe de gabinete da Seape, Elton Fontele; e o coordenador do sistema prisional, Alexandre S. Tavares.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?