Artesanato do DF ganha novo espaço para vendas em shopping da Asa Sul

Com iniciativa da Setur-DF, loja é ampliada e reabre com 200 m², realizando sonhos e proporcionando mais oportunidades e desenvolvimento

atualizado 18/04/2021 14:57

Divulgação/Setur-DF

A loja Artesanato de Brasília está de cara nova. Mais espaçosa, agora com 200 m², e local de referência para consumidores de produtos para casa, o estabelecimento dobrou de tamanho para abrigar ainda mais talentos do artesanato e fomentar a economia criativa para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de Brasília como destino turístico.

O novo ponto de venda foi inaugurado na sexta-feira (16/4) e vem ao encontro das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) para aquecer e qualificar o setor, gerando mais emprego e renda ao proporcionar, aos artesãos, locais para a comercialização dos seus produtos.

“O artesanato é um dos principais segmentos da produção associada ao turismo. No DF, são mais de 11 mil profissionais cadastrados na secretaria, atuando com objetivos e planejamento definidos. Desde o início da nossa gestão, assegurar um local para venda desses produtos é uma meta prioritária”, afirmou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

“E conseguimos, em todas as ações e eventos apoiados pela Setur-DF, a condição e a garantia do espaço do artesão. Ampliamos para as lojas no shopping, pelas regiões administrativas e estamos fortalecendo, cada vez mais, o trabalho de cada um deles”, completou.

Veja as imagens da inauguração do novo espaço:

0

Lançada em 2019 em sua primeira versão, a loja Artesanato de Brasília é o espaço mais democrático do segmento por dar oportunidade de exposição e comercialização a todos os artesãos cadastrados na Setur-DF, selecionados pela pasta mediante chamamento público.

A cada três meses, é renovado um ciclo, que conta com 30 artesãos. Nesse período de 90 dias, eles utilizam o espaço da loja oferecido pelo shopping Pátio Brasil.

Carteira Nacional do Artesão

A abertura da loja contou também com a entrega da Carteira Nacional do Artesão. O documento habilita este trabalhador legalmente em todo o Brasil e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais e nacionais. Entre 2019 e 2020, a Setur-DF emitiu 1.466 novas carteiras e renovou 725 cadastros.

*Com informações da Setur-DF

Últimas notícias