Conteúdo especial

Setur-DF lança prêmio que reconhece profissionais e iniciativas do turismo

O 1º Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo conta com 23 categorias. Inscrições seguem abertas até 20 de novembro

atualizado 16/11/2020 14:29

Com o intuito de reconhecer os profissionais e iniciativas que têm fortalecido Brasília como destino turístico, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) lança o primeiro “Prêmio Brasília: O novo olhar do turismo”, uma ação inédita, que conta com a parceria da Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão.

O prêmio está com inscrições abertas até 20 de novembro em 23 categorias. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que contribuíram, comprovadamente, de forma significativa para o turismo do DF, com iniciativas implementadas nos últimos 24 meses.

Os profissionais podem concorrer nas seguintes categorias: Personalidade do Ano, Mulheres empreendedoras, Academia, Dirigentes e Parlamentares, Gestores e Técnicos, Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequenos Empreendedores, Instituições da Sociedade Civil Organizada (com ou sem fins lucrativos), Representantes de Grupos ou Coletivos, Guia de Turismo, Profissionais de Imprensa e Profissionais de Mídias Sociais.

Entre as ações desenvolvidas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor estão as categorias: Agências de Turismo, Agências de Receptivo, Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural, Meios de Hospedagem, Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária, Produção Associada ao Turismo, Tecnologia no Turismo, Experiências Acessíveis, Expressões e Manifestações Culturais, Captação de Evento Nacional e Internacional e Experiências criadas e/ou reformuladas durante a pandemia.

As inscrições podem ser feitas on-line no site oficial do prêmio https://www.premioturismo.bsb.br  ou ainda pelo envio de todas as documentações exigidas nos editais disponíveis no link http://www.turismo.df.gov.br/editais-premio-brasilia-o-novo-olhar-do-turismo/ para o e-mail [email protected]

A comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e especialistas convidados selecionarão os principais de cada categoria, por meio de critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, passando pelos fatores de inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.

Os selecionados nas 12 categorias de Profissionais seguirão ainda para votação popular entre os dias 15 e 16 de dezembro, por meio do site https://www.premioturismo.bsb.br. O grande vencedor de cada categoria será conhecido durante a cerimônia de entrega dos troféus e do selo da premiação, no dia 17 de dezembro, no Museu Nacional.

Tesourinha Brasília

Para a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, a ação é importante e em tempos de pandemia tem um valor ainda mais simbólico. “As empresas do setor foram as que mais sofreram com a pandemia da Covid-19 e o momento é de otimismo com a retomada, que já está sendo feita de forma segura na nossa capital. Os números mostram que estamos no caminho certo. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas no DF já tiveram um aumento de 25,6% no mês de agosto. Índice acima da média nacional (19,3%), o que demonstra o reaquecimento do setor enfraquecido pela pandemia da Covid-19. O Governo do Distrito Federal não está medindo esforços para impulsionar o setor turístico na região, mas esse impacto só é possível com a colaboração de todos. Por isso a idealização desse prêmio. Ele é uma homenagem a todos os profissionais que dedicam sua energia na promoção da nossa cidade”, afirma Vanessa Mendonça.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, também reconhece que o prêmio chega em um momento oportuno. “Além de incentivar as pessoas que trabalham na área, contribui para mostrar um novo olhar turístico para Brasília, perspectiva fundamental para a retomada do setor e comércio”, disse Maia.