Após reclamações, MPDFT cobra melhorias no atendimento do Detran-DF
Pedido decorre do recebimento queixas enviadas por cidadãos insatisfeitos com serviços digitais e presenciais da autarquia
atualizado

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou melhorias na prestação de serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O pedido decorre do recebimento de queixas pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), enviadas por cidadãos insatisfeitos, em especial, com as plataformas digitais da autarquia.
O MPDFT também recebeu reclamações pela demora e falta de informações precisas no atendimento presencial, além da falta de servidores qualificados para resolver as demandas.
Representantes do Detran-DF reconheceram a necessidade de aprimoramento de alguns serviços. Eles concordaram que a autarquia precisa melhorar o planejamento estratégico para atendimento e de um corpo de servidores adequado à demanda.
Ao MPDFT, os dirigentes informaram que o Detran-DF espera nomear, até o primeiro semestre de 2023, ao menos 123 técnicos e analistas de atividades de trânsito aprovados no concurso público em andamento, para reposição do quadro de pessoal. Eles se comprometeram a elaborar, nos próximos meses, um planejamento estratégico para a autarquia.
O promotor de Justiça Bernardo Matos sublinhou a necessidade de o Detran-DF oferecer possibilidades de acesso a serviços por canais digitais ou presenciais. O MP recomendou, ainda, que o Departamento de Trânsito promova ajustes e melhorias na comunicação social e na infraestrutura de tecnologia da informação (TI), para solução de instabilidades nos serviços digitais.