metropoles.com

Após raio causar incêndio em subestação, moradores seguem sem luz

Parte das 76 mil residências atingidas pelo corte de energia ainda não teve o serviço normalizado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ CBMDF
Incendio sub estacao ceb
1 de 1 Incendio sub estacao ceb - Foto: Divulgação/ CBMDF

Parte dos 76 mil moradores que ficaram sem energia elétrica após um incêndio atingir a subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB) de Ceilândia Norte, na última sexta-feira (15/11/2019), seguem sem ter o fornecimento de luz normalizado.

Quem reside no Setor O, por exemplo, reclama que, até o início de tarde deste domingo (17/11/2019), a região continuava sem luz. “Moro no condomínio Borges Landeiro Garde. Já estamos passando pra mais de 24h sem energia e as áreas próximas estão com energia”, reclama uma moradora.

A mulher detalha que o corte na energia atingiu 1,3 mil apartamentos do condomínio, afetando 5 mil pessoas. “Estou com sérios problemas de saúde, me recuperando de uma cirurgia complexa no fêmur e tive que descer 14 andares de escada com meu filho pequeno, de muletas”, completou.

Em nota, a CEB confirmou que algumas residências ainda estão sem energia, mas não precisou quantas. A companhia alega que o incêndio implicou em remanejamento na distribuição de rede e, por isso, as casas ainda não tiveram o serviço normalizado.

“Por conta da perda do transformador incendiado, a CEB estuda remanejar transformadores para dar o suporte necessário até que seja feita aquisição de um novo equipamento. As equipes técnicas continuam trabalhando para regularizar o fornecimento”, disse a companhia.

Incêndio

A queda de um raio provocou um incêndio numa subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB) na noite dessa sexta-feira (15/11/2019), em Ceilândia Norte. O fogo, que alcançou grandes proporções, assustou moradores da região do Setor O. Mais de 76 mil residências ficaram sem energia elétrica durante parte da noite e por toda a madrugada.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi chamado por volta das 22h11 para atender à ocorrência de incêndio. Chegando ao local, os bombeiros se depararam com o maquinário da subestação completamente tomado pelo fogo. Imagens que circulam na internet são impressionantes. Apesar do susto, nenhuma residência fica próxima ao local e ninguém precisou de atendimento médico. Foram necessários 30 militares para controlar as chamas.

Em nota, os bombeiros, que atuaram em cinco viaturas da corporação, detalham que foram utilizados extintores de incêndio tipo espuma A e B, que têm como objetivo abafar e resfriar o incêndio.

 

Nas redes sociais, moradores das proximidades da subestação ficaram assustados. “As chamas estavam tão altas que pensamos que o incêndio era aqui, no comércio da 13/15 do Setor O”, comentou uma internauta em um vídeo publicado na internet. “O cheiro de querosene queimada [sic] se espalhou rápido pelas quadras mais próximas”, disse outro morador da região. “Pelo menos deu para dormir sem barulho de som alto a noite inteira”, comemorou outro.

 

Compartilhar notícia