metropoles.com

Após flagrar irregularidades, TCDF proíbe Iges de contratar pessoal

TCDF apura falhas no processo de seleção do instituto, com possível ofensa aos princípios da impessoalidade, moralidade e transparência

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Diante de indícios de irregularidades nos processos seletivos, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) proibiu o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) de fazer novas contratações.

O corpo técnico identificou seleções sem critérios mínimos de “objetividade, com ofensa aos princípios da impessoalidade, da transparência, da moralidade, da economicidade e da eficiência”.

A partir da representação do Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF), o relator do processo, conselheiro Inácio Magalhães, recomendou a suspensão das contratações.

Em votação unânime, a Corte seguiu o voto do relator dado em 2 de fevereiro de 2022. Assim, o Iges-DF deve se abster de praticar qualquer ato relacionado à contratação de pessoal até o esclarecimento da situação.

O instituto têm sido alvo recorrente de denúncias de supostas irregularidades, a exemplo da contratação de 700 profissionais em 2021, da seleção conduzida por um médico do Base e da contratação para enfermeiro-auditor.

Veja a decisão do TCDF:

Decisão – TCDF by Metropoles on Scribd

Outro lado

O Iges-DF reconheceu algumas falhas apontadas pela Justiça. No entanto, segundo o instituto, os processos de seleção foram revistos.

Em nota enviada ao Metrópoles, o Iges afirmou que: “Criou declaração para os avaliadores assinarem impedimento e suspeição, reforçou o critério objetivo, atribuiu o valor na entrevista menor que a avaliação do currículo”.

De acordo com o instituto, a decisão do TCDF está sendo cumprida e todos os atos de contratação, suspensos.

Leia a nota na íntegra com o posicionamento do Iges-DF:

O Iges-DF tem total interesse em esclarecer a situação, e retomar a possibilidade dos processos seletivos, afinal a saúde pede a contratação de profissionais. Esperamos que o TCDF colabore com o Instituto enquanto todos os fatos são apurados, a fim de que os processos seletivos sejam retomados e possamos continuar a contratação de profissionais para a saúde.
O Iges-DF respeita as decisões do TCDF, entretanto discorda, porque, não existe obrigação legal para fazer concurso público, a lei que criou o Iges-DF autoriza a realização de processo seletivo simplificado, sob pena de retirar a finalidade de contratação sem burocracia e com agilidade, eficiência e economicidade, e impessoalidade.
Por isso, o Instituto prestou os esclarecimentos necessários e aguarda o TCDF autorizar a retomada das seleções de pessoas, presentes e as futuras, sob pena de prejuízo irreparável à população necessitada. Agravado pela disseminação da Covid-19 Ômicron.
Sim. Estamos trabalhando neste sentido. Mas sempre obedeceremos às decisões dos órgãos de controle. E o Iges-DF está na iminência de aprovar o nono manual de recrutamento e seleção com todas as exigências do TCDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?