metropoles.com

Após alta procura, Saúde nega falta de Tamiflu no Distrito Federal

A Secretaria de Saúde informou que recebeu uma remessa do Ministério da Saúde, responsável pelo fornecimento da medicação

atualizado

Compartilhar notícia

Newscast/Getty
Tamiflu
1 de 1 Tamiflu - Foto: Newscast/Getty

A alta de casos de gripe no Distrito Federal resultou em aumento na procura e a consequente falta do medicamento fosfato de oseltamivir, o Tamiflu, em diversas farmácias da capital federal. A droga é um antiviral usado no tratamento contra influenza.

Na última semana, o Metrópoles fez uma pesquisa pelas principais redes de drogarias do DF e postos de saúde, e a maioria informou que o medicamento estava em falta. Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Sees) informou que os estoques foram regularizados após remessa entregue pelo Ministério da Saúde.

Na última quinta-feira (6/1), a reportagem do Metrópoles percorreu diversas regiões administrativas e confirmou que, em pelo menos sete postos, não havia o medicamento. Eram eles:

  • Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul;
  • UBSs 1 da Asa Norte e do Lago Sul;
  • Em Taguatinga, nas unidades 3 e 6;
  • Unidade Básica de Saúde 5 de Ceilândia e UBS 12 de Samambaia.
0

Apenas na UBS 1 de Samambaia, na QS 408, tinha o medicamento – apenas 30 comprimidos disponíveis na última quinta.

Além de muito procurado pelos pacientes, o Tamiflu tem preço alto nas farmácias, o que limita o acesso do medicamento a pessoas com maior poder aquisitivo. Em algumas redes do DF, o remédio de 70mg custa R$ 320. O comprimido de 30mg, de uso pediátrico, até R$ 183. Mas nem o alto custo garante o acesso aos remédios, pois o fármaco está em falta, também, nas drogarias da cidade.

Na Drogaria Rosário, na 102 Sul, atendentes afirmaram que a procura está grande desde o início de dezembro e que o remédio acabou há cerca de uma semana. Segundo informações da farmácia, a rede atende até 15 clientes por dia em busca do remédio e não há previsão de data para o recebimento de mais caixas do medicamento.

A rede DrogaFuji estava sem previsão para receber o medicamento. A farmácia registra alta procura pelo Tamiflu desde o fim de novembro de 2021. De acordo com a rede, as unidades vendiam pouco antes do surto de gripe, mas, agora, mais de 20 pessoas recorrem às lojas, todos os dias, em busca do antiviral.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal (Sincofarma), o DF registrou falta do Tamiflu em 20 de dezembro de 2021 por causa da indicação para tratamento da influenza. Ao Metrópoles o sindicato informou que entrou em contato com a fabricante do remédio para retomarem a produção.

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota encaminhada na última sexta-feira (7/1), a Secretaria de Saúde do DF (Sees) negou a falta de remédio em qualquer Unidade Básica de Saúde que faz a distribuição. A pasta informa que a rede está abastecida do medicamento Oseltamivir (Tamuflu) nas concentrações de 30mg, 45mg e 75mg. Embora faltas pontuais possam ocorrer, o gestor da unidade deve pedir reposição ao estoque central.

A Secretaria de Saúde acrescentou que recebeu uma remessa do Ministério da Saúde, responsável pelo fornecimento da medicação.
Para retirar qualquer medicamento na rede, é necessário apresentar receita médica, cartão do SUS e documento de identidade com foto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?