metropoles.com

Mesmo com pandemia, DF aumentou exportações em 2020, diz Apex-Brasil

Agência encontrou abertura para produtos brasilienses em cinco mercados internacionais. Webinar detalha dados nesta terça

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Apex-Brasil
Fachada da Apex
1 de 1 Fachada da Apex - Foto: Divulgação/Apex-Brasil

Apesar da crise econômica deflagrada no país pela pandemia da Covid-19, o total de exportações por empresas do Distrito Federal cresceu em 2020. Dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) indicam um aumento de 8,4% no ano passado em relação ao total exportado por firmas brasilienses em 2019.

Segundo Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, é preciso levar em conta o valor total das exportações do DF, em busca de se aproximar de outras unidades da Federação. “Os economistas chamam de efeito-base baixo: pequenos aumentos no valor exportado geram um grande impacto no crescimento”, destaca.

Alguns setores desenvolveram-se melhor durante a pandemia, como demonstra a análise da Apex. Uma vez que o consumidor optou por uma cesta básica alimentar mais conservadora, pontua Igor Celeste, vários produtos tiveram crescimento de exportações – especialmente para o mercado asiático. Um dos destaques foi a carne de frango. A exportação de soja, cereais e produtos têxteis e minerais também registrou crescimento.

Confira os dados: 

“As perspectivas para o futuro, na medida em que as outras economias começarem a se recuperar, são ótimas para aumentarmos a exportação para o mundo como um todo: tanto é que as exportações do Brasil já estão aumentando”, revela o gerente da Apex.

O mercado asiático é um dos maiores compradores do DF. A Índia, por exemplo, teve 30% de participação na compra de produtos brasilienses em 2020.

0
Webinar

A Apex lançará, nesta terça-feira (30/3), o estudo “Distrito Federal – Perfil e oportunidades de exportações e investimentos 2021”.  Trata-se de uma publicação inédita, construída sob a perspectiva da experiência da Apex-Brasil na identificação de mercados estratégicos e de pontos de atenção que possam favorecer o fortalecimento econômico brasiliense.

O lançamento será realizado no webinar Perfil e oportunidades de exportações e investimentos do Distrito Federal 2021, tendo micro e pequenas empresas como público-alvo. Inscrições devem ser feitas neste link.

Com base na identificação de setores com baixo desempenho exportador e com grande potencial ainda não realizado, foram selecionados os quatro que apresentaram as maiores chances de negócios para o Distrito Federal no exterior: fabricação de artigos para viagem e de artefatos diversos de couro; fabricação de lâmpadas e outros equipamentos de iluminação; laticínios; e horticultura/floricultura.

O estudo identificou 101 oportunidades específicas para o Distrito Federal, distribuídas em 10 complexos, mapeadas com base na metodologia da Apex-Brasil, para as exportações brasilienses para cinco destinos selecionados – Estados Unidos, China, Japão, Paraguai e Portugal –, detalhadas por categorias (abertura, consolidação, manutenção e recuperação).

Veja mais dados:

Programe-se

Webinar Perfil e oportunidades de exportações e investimentos do Distrito Federal 2021
Data: 30 de março
Horário: às 10h
Inscrições: https://click.apexbrasil.us/webinarperfilDF
Programação: http://arq.apexbrasil.com.br/emails/rodada-negocios/2021/programacaodf.png
Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br

Compartilhar notícia