metropoles.com

Apesar de decisão judicial, idosa de 85 anos aguarda transferência para UTI há 9 dias

Nair Villa Verde Garcia, 85 anos, aguarda transferência para UTI após contrair uma bactéria no Hospital da Região Leste, no Paranoá

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Material cedido ao Metrópoles
Após decisão na Justiça, idosa de 85 anos aguarda transferência para UTI há 9 dias 3
1 de 1 Após decisão na Justiça, idosa de 85 anos aguarda transferência para UTI há 9 dias 3 - Foto: Reprodução/Material cedido ao Metrópoles

A idosa Nair Villa Verde Garcia, 85 anos, aguarda transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 9 dias. A paciente foi ao Hospital da Região Leste, no Paranoá, para tratar de uma ulcera no tornozelo no início de maio, mas o quadro de saúde se agravou. Segundo a família, Nair acabou contraindo uma bactéria hospitalar e precisou de cuidados mais intensos.

Apesar de uma decisão da Justiça, publicada na última quinta-feira (1º/6), determinar que Nair seja internada em um leito de UTI, ela continua aguardando a transferência em um box emergencial do hospital desde o dia 29 do último mês. Nair segue intubada e em estado grave.

“Que proceda a internação da parte autora em Unidade de Terapia Intensiva, de hospital público com suporte que atenda às suas necessidades, devendo a ordem de internação em leitos de UTI seguir os critérios técnicos de prioridade clínica definidos pela Central de Regulação de Internação Hospitalar (CRIH) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, inclusive avaliando-se a possibilidade de internação na rede particular contratada e não contratada”, informa a decisão judicial.

0

“Ela está naquela central de regulação, só caindo na lista porque não é prioridade para eles. Pessoa com 85 anos. Ela entrou para cuidar de uma ferida na perna e acabou contraindo bactéria hospitalar. Está muito complicada a situação dela”, lamenta a sobrinha da paciente Ednalva Fernandes Costa de Morais, 66 anos.

A familiar destacou que houve agravamento no quadro da paciente após o uso intensivo de antibióticos associados aliado ao período de internação hospitalar resultou em um quadro gravíssimo de choque séptico, cardiopatia aguda e insuficiência renal agudizada.

“Decretaram sentença de morte a uma pessoa que está lutando bravamente por sua vida há quase 30 dias internada em um leito comum de hospital, por ser idosa e estar gravemente enferma pelas condições inadequadas de tratamento em um hospital publico da capital do país”, completa Ednalva.

Procurada, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que responderá assim que entender a situação da paciente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações