Milhares de brasilienses terminaram a noite desta quarta-feira (24/04/2019) às escuras. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), um problema na Subestação de Brasília Sul da Furnas, que é responsável pela chegada de parte da energia que a CEB distribui, resultou no corte de energia em Ceilândia Sul e Norte, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Taguatinga Norte.

Partes do Guará 2, do Núcleo Bandeirante e do Park Way também foram afetadas. Ainda segundo a CEB, 280.637 unidades consumidoras – entre residências e comércios – foram prejudicadas. Por volta das 23h20 de quarta (24/04/2019), o fornecimento foi restabelecido.

A Furnas, por sua vez, informou que o desligamento do setor de 138 kV da Subestação de Brasília Sul, foi motivado por um problema técnico ocorrido em equipamento associado a um dos barramentos desse setor. “Todos os equipamentos desta subestação já tiveram seu funcionamento restabelecido”, acrescentou em nota.

O apagão ocorre três dias após o DF sofrer com fortes chuvas que castigaram a cidade no último domingo (21/04/2019). Em decorrência da tempestade, algumas regiões de Brasília também sofreram com a falta de energia elétrica, como Santa Maria, Lago Sul e Asa Norte.