Alta demanda faz faltar vacina contra a gripe em pontos no DF

A Secretária de Saúde informou que a ausência de doses pode ocorrer em algumas salas. Campanha segue até 22 de maio

Campanha-de-vacinação-contra-a-gripe-Escola-Atual-em-Águas-ClarasDivulgação

atualizado 01/04/2020 8:40

campanha de vacinação no Distrito Federal contra a influenza entrou em uma nova etapa na última segunda-feira (30/03), quando profissionais da saúde começaram a ser imunizados. Desde então, o Metrópoles tem recebido reclamações sobre falta de doses em alguns postos.

Um dos locais afetados foi Águas Claras (foto de destaque). Em um dos pontos usados pela Secretária de Saúde do DF, na Escola Atual, um leitor enviou uma foto do aviso.

De acordo com a pasta, a falta de vacina pode ocorrer em algumas salas, devido à demanda. O órgão esclareceu que segue na campanha de vacinação contra a gripe, imunizando os profissionais de saúde, público da segunda etapa.

“Há previsão de que o Ministério da Saúde encaminhe nova remessa em 7 de abril. A pasta também está com processo de aquisição para 70 mil doses”, explicou por meio de nota.

Público-alvo

A nova fase ainda vai atender a população idosa, que antes tinha exclusividade na fila de imunização. Outra mudança importante é de que o drive-thru – vacinação sem a necessidade de a pessoa descer do carro. O método não está mais sendo ofertado. Os interessados podem observar a localização dos postos perto de casa clicando aqui.

Até a última sexta-feira (27/03) foram imunizados 222 mil idosos, mais de 93% do público-alvo.

A partir de 16 de abril serão incluídos professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas.

No dia 9 de maio, inicia a fase para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (45 dias após o parto), indígenas, jovens em medida socioeducativa e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta da campanha é vacinar 912.914 pessoas dentro de todo o público-alvo. A estimativa é de que o Ministério da Saúde envie, de forma gradativa, um total de 1.015.600 doses ao Distrito Federal. Até agora, já foram entregues 352.800 vacinas.

Últimas notícias