Aeroporto de Brasília estima 1,3 milhão de passageiros em dezembro

Segundo a Inframerica, concessionária que administra o aeroporto, a estimativa é de um fluxo de pessoas 5% maior do que em 2021

atualizado 29/11/2022 17:15

Saguão do aeroporto de Brasília Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, projeta para o mês de dezembro um movimento de mais de 1,3 milhão de passageiros. A estimativa é de um fluxo de pessoas 5% maior que em 2021.

São esperados cerca de 10 mil pousos e decolagens para todo o mês, segundo a administradora. Para atender a alta demanda, foram incluídos 247 voos extras na malha aérea da capital federal. Destes, 14 são voos extras para o exterior.

Uso de máscara passa a ser exigido no Aeroporto de Brasília nesta 6ª

Durante a alta temporada de verão, o Aeroporto de Brasília terá voos para 45 destinos brasileiros. Todas as capitais brasileiras serão atendidas e diversas cidades do interior do país terão voos diretos de Brasília.

Os voos nacionais mais procurados partindo de Brasília são para: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.

Os dias mais movimentados no período serão os que antecedem o Natal e o Ano Novo. Nas datas 12, 15 e 16 de dezembro, calcula-se um fluxo diário médio de 48 mil pessoas e os horários de maior concentração de voos serão entre 7h e 10h e das 18h às 22h.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Voos internacionais

Atualmente, o Aeroporto de Brasília atende seis cidades no exterior. Os destinos operados diretos de Brasília são para Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancun e Buenos Aires.

A previsão é que 22 mil pessoas viajem para fora do Brasil para aproveitar as férias de final de ano. A movimentação aérea internacional prevista é de 282 pousos e decolagens.

Segundo a Inframerica, a expectativa é que durante o período de dezembro, embarquem e desembarquem para o exterior por Brasília mais de 44 mil passageiros.

Reforço

Com a alta temporada, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Brasília aumenta, assim como a demanda por informações e auxílio aos viajantes. Por isso a concessionária treinou e está reforçando as equipes para atender dúvidas dos passageiros, ajudar na organização de filas e no processo de raio-x.

Dicas para embarque

A concessionária orienta os passageiros chegarem no aeroporto com 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais. A Inframerica segue mantendo todas as medidas de limpeza e desinfecção do terminal aéreo e lembra que conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para embarcar no aeroporto da capital federal é obrigatório o uso de máscara de proteção facial.

A regra vale também nas aeronaves. Nas áreas de circulação pública do aeroporto, onde ficam os check-ins e no saguão de desembarque o uso do acessório é facultativo.

Para agilizar o processo na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção.

Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.

Mais lidas
Últimas notícias