Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

A sugestão da rainha da Holanda sobre como crianças brasileiras devem gastar dinheiro

Rainha da Holanda, Máxima Zorreguieta, visitou a Escola Classe 312 Norte, em Brasília, nessa quarta-feira (7/6)

, , 08/06/2023 16:43, atualizado 09/06/2023 08:41
Compartilhar notícia
Raphael Ribeiro/BCB
A sugestão da rainha da Holanda sobre como crianças brasileiras devem gastar dinheiro

Os alunos da Escola Classe 312 Norte receberam, na última quarta-feira (7/6), a visita da rainha da Holanda, Máxima Zorreguieta. O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também participaram do encontro.

A reunião fez parte de uma iniciativa do Banco Central do Brasil e da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) no acompanhamento do projeto “Aprender Valor”, desenvolvido, desde 2020, em 161 unidades escolares da capital federal para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A monarca foi recebida na unidade de ensino por uma música ensaiada pelas crianças. Máxima está no Brasil como assessora especial do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para Inclusão Financeira ao Desenvolvimento. Ele também participou do encontro.

Veja fotos da visita:

A sugestão da rainha da Holanda sobre como crianças brasileiras devem gastar dinheiro - destaque galeria
8 imagens
O encontro ocorreu em 7/6/2023
E contou com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto
Na visita, a monarca conversou com os alunos sobre educação financeira
E procurou entender o que estudantes faziam com o dinheiro que recebiam
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também participou do evento
Rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta, visitou a Escola Classe 312 Norte
1 de 8

Rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta, visitou a Escola Classe 312 Norte

Raphael Ribeiro/BCB
O encontro ocorreu em 7/6/2023
2 de 8

O encontro ocorreu em 7/6/2023

Raphael Ribeiro/BCB
E contou com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto
3 de 8

E contou com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Raphael Ribeiro/BCB
Na visita, a monarca conversou com os alunos sobre educação financeira
4 de 8

Na visita, a monarca conversou com os alunos sobre educação financeira

Raphael Ribeiro/BCB
E procurou entender o que estudantes faziam com o dinheiro que recebiam
5 de 8

E procurou entender o que estudantes faziam com o dinheiro que recebiam

Raphael Ribeiro/BCB
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também participou do evento
6 de 8

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também participou do evento

Raphael Ribeiro/BCB
Após cumprir agenda, a rainha Máxima retornou aos Países Baixos
7 de 8

Após cumprir agenda, a rainha Máxima retornou aos Países Baixos

Raphael Ribeiro/BCB
Ela foi recebida na escola com uma música ensaiada pelos alunos
8 de 8

Ela foi recebida na escola com uma música ensaiada pelos alunos

Raphael Ribeiro/BCB

O programa alia educação financeira com conteúdos de outras disciplinas por meio de atividades que reforcem o uso responsável do dinheiro.

Na conversa que teve com os estudantes, a monarca perguntou sobre o que as crianças faziam com o dinheiro que recebiam. Ao ouvir respostas como idas ao cinema, compra de remédios e doces, a rainha Máxima tentou sugerir para os alunos que tentassem pensar em coisas maiores, como bicicletas, Ipads e smartphones.

“Quando eu estava na escola, não tive educação financeira. Quando fiz 17 anos e terminei a escola, tive que trabalhar. E comecei a ganhar dinheiro, mas isso não ocorreu muito bem. Estava gastando mais do que eu recebia. Então, no fim do mês, percebi que estava com um buraco na minha carteira. E eu tinha sonhos de comprar um carro no futuro, uma casa, mas se eu continuasse assim, jamais conseguiria”, contou a monarca.

Após cumprir agenda, a rainha Máxima retornou aos Países Baixos na última quarta-feira (7).

Programa Aprender Valor no DF

O Programa Aprender Valor teve início no Distrito Federal, em 2020 para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, atualmente, conta com a participação de 161 unidades escolares. O programa tem como principal objetivo incentivar hábitos financeiros saudáveis e comportamentos que fazem a diferença na vida das crianças.

Nesse sentido, a introdução da educação financeira nas escolas pode se tornar uma ferramenta poderosa a fim de preparar os jovens para uma vida financeira bem-sucedida e tomar decisões informadas sobre dinheiro.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters