metropoles.com

A bombeiros do DF, Bolsonaro fala de reajuste: “Para todo mundo”

Declaração foi registrada em vídeo. Segundo o sargento que gravou as imagens, chefe do Executivo nacional referia-se à reivindicação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro-em-Ceilândia1
1 de 1 Bolsonaro-em-Ceilândia1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), voltou a falar do aumento salarial para integrantes da segurança pública do Distrito Federal. A bombeiros fardados que acompanhavam a agenda do chefe do Executivo, em Ceilândia, na manhã desta sexta-feira (01/11/2019), Bolsonaro disse: “Se for para todo mundo… Só para eles, não”.

Segundo o responsável pelo vídeo, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Erivan Cardoso, 47 anos, o 01 do Palácio do Planalto se referia ao reajuste. “Alguém lá atrás falou: ‘Presidente, e o aumento é para todos?’. E ele respondeu aquilo lá, mas no vídeo não aparece a pergunta”, afirmou à reportagem.

Confira a fala de Bolsonaro:

Em 7 de outubro, Bolsonaro garantiu aos policiais civis do DF que não vai “brecar” o reajuste da corporação, mas que a recomposição salarial da categoria teria de sair junto com a da Polícia Militar.

Na ocasião, na saída do Palácio da Alvorada, o mandatário do país foi abordado pelo presidente do Sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, o Gaúcho, no momento em que atendia a jornalistas e populares.

Franco informou que os policiais civis do DF estão há 10 anos sem reajuste salarial. Sem falar em índices, Bolsonaro respondeu ao sindicalista: “O mesmo percentual para PM e civil, a gente conversa. Só para um lado…”. E continuou: “O dinheiro é do fundo [Fundo Constitucional]. Não vou discutir. Não vou brecar o reajuste de ninguém. Mas, PM e civil juntos.”

A reivindicação do aumento de 37% para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o qual manteria a equiparação com a Polícia Federal (PF), foi entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em fevereiro de 2019.

Agora o, Palácio do Buriti elabora uma proposta de reajuste para as três forças de segurança que deve ser encaminhada ao governo federal, responsável pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), o qual mantém os órgãos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?