metropoles.com

8 de Março: “Trabalho em rede para empoderamento”, diz secretária da Mulher

Governo local fará 230 ações durante o mês da mulher. Atividades em todo o DF são comandadas por 48 órgãos e administrações regionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Giselle Ferreira e Celina Leão
1 de 1 Giselle Ferreira e Celina Leão - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

No Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8/3), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal promoveu uma ação social na Rodoviária do Plano Piloto, em parceria com outros órgãos, para oferecer atendimento gratuito às brasilienses.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que visitou a ação no início da tarde, comentou que a iniciativa teve objetivo de incentivar a pauta feminina e acolher mulheres em todas as esferas.

“Essa é nossa orientação. Os serviços do GDF [Governo do Distrito Federal] vão até a população. É o trabalho em rede para conscientização, capacitação e empoderamento feminino”, frisou a titular da pasta.

No evento, a titular da pasta comentou as atividades e os projetos que o governo local pretende criar na área de políticas públicas.

Em relação ao anúncio do valor da bolsa para os órfãos do feminicídio, de R$ 600, e do auxílio aluguel para mulheres em situação de violência, de R$ 500 — revelado pela governadora em exercício Celina Leão (PP), nessa terça-feira (7/3) —, Giselle disse que a intenção do governo é regulamentar a proposta ainda neste mês.

“Identificamos que 70% das mulheres vítimas de feminicídio não procuraram ajuda. Estamos trabalhando com a regulamentação dos auxílios, para que a mulher tenha oportunidade de renda para sair do ambiente de violência. Queremos dizer a essas mulheres que não deem uma segunda chance”, completou a secretária da Mulher.

Calendário

O GDF lançou o projeto Março Mais Mulher, destinado a todas as brasilienses. O calendário para o mês — que conta com diversas ações destinadas ao combate contra a violência de gênero, medidas de acolhimento, atividades de lazer e capacitação — prevê cerca de 230 ações no período.

As atividades do Março Mais Mulher vão ocorrer em pontos como a Casa da Mulher Brasileira, administrações regionais, parques públicos e no Museu de Arte de Brasília (MAB).

Também estão previstos eventos on-line e itinerantes — estes com participação da unidade móvel da Secretaria da Mulher, que percorrerá localidades urbanas e rurais em Brazlândia e São Sebastião.

Confira aqui a programação completa do Março Mais Mulher

Na Rodoviária do Plano Piloto, as ações gratuitas para as mulheres ocorrem nesta quarta (8/3) e na quinta-feira (9/3), em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Núcleo Judiciário do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?