metropoles.com

Mapa interativo: confira como está a incidência de Covid-19 na sua cidade

Das 10 regiões com as maiores incidências, 9 se localizam no Amapá, Amazonas e Pará

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
ilustração coronavírus e brasil
1 de 1 ilustração coronavírus e brasil - Foto: Arte/Metrópoles

As menores cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil são as com maior incidência de casos de coronavírus. A campeã é Pedra Branca do Amapari, no Amapá, que registrou 1,8 mil casos confirmados de Covid-19 espalhados em uma população de 16,5 mil — uma taxa de 10,8 mil diagnósticos positivos a cada 100 mil habitantes. Em outras palavras, mais de 10% de moradores do município têm ou teve a doença.

Os dados são do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e se referem aos números registrados até domingo (21/06). Eles foram compilados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

Entre as 100 cidades com a maior incidência da doença, 49 estão no Norte, 46 no Nordeste, quatro no Sul e apenas uma no Centro-Oeste. Das dez primeiras no ranking, nove se encontram no Norte do Brasil. O mapa a seguir mostra a incidência de coronavírus por município brasileiro. Quanto mais intensa a cor, maior o número proporcional de casos.

Confira a situação da sua cidade:

 

O avanço do coronavírus no Brasil, no entanto, não foi uniforme. A Covid-19, inicialmente, ganhou força nas maiores capitais do país, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ao longo dos três meses de pandemia, o vírus adentrou as regiões mais afastadas.

Pedra Branca do Amapari (AP), a cidade com a maior incidência até o momento, registrou o primeiro caso em 23 de abril. A essa altura, São Paulo (SP) alcançava 11,2 mil doentes; no Rio de Janeiro (RJ), outros 4 mil. Macapá, a capital do Amapá, tinha 447.

0

Compartilhar notícia