metropoles.com

Esplanada infectada? Um em cada cinco ministros já pegou Covid-19

Taxa de incidência entre eles é maior do que na população do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O primeiro escalão da Esplanada está com alta incidência de Covid-19. Desde o início da pandemia, em março, cinco ministros confirmaram publicamente a infecção pelo novo coronavírus. Nessa quinta-feira (30/7), Marcos Pontes, que está à frente da pasta de Ciência e Tecnologia, foi o último a anunciar a contaminação.

Antes dele, os ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni; da Educação, Milton Ribeiro; e Bento Albuquerque, da Infraestrutura, haviam testado positivo para a Covid-19. O total de pessoas contaminadas à frente de um dos 17 ministérios do Brasil chega a 24%.

Apesar de o país ter 17 ministérios, o número de ministros chega a 23. Isso porque alguns órgãos dão o status para o seu titular, como o Banco Central e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cujo representante máximo, general Heleno, também pegou a doença. Nesse recorte, o percentual de infectados é de 22%.

Inforgrafia com Ministros contaminados por covid-19 no brasil

Além dos ministros, o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, testaram positivo para o coronavírus. Com eles, são sete infectados em um total de 25 pessoas, isso representa 28% do primeiro escalão. Se a situação fosse a mesma no Distrito Federal, onde todos moram, 1,1 milhão de pessoas teriam sido contaminadas pela Covid-19.

O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, compila diariamente, desde a primeira infecção, os casos e as mortes confirmados de coronavírus em todo o país. O Distrito Federal, de acordo com os últimos dados divulgados, registrou 102,3 mil infectados desde o início da pandemia. Assim, 4% dos moradores da capital do Brasil receberam o diagnóstico de Covid-19.

0

A grande disparidade entre os percentuais indica que os ministros e o presidente se expõem mais à doença do que outras pessoas. Jair Bolsonaro, por exemplo, chegou a viajar e a participar de diversas aglomerações durante a pandemia antes de ser infectado pela Covid-19.

Histórico da Esplanada

Alguns dos primeiros diagnósticos confirmados no Distrito Federal saíram do primeiro escalão do governo. Em 7 de março, quando a capital do país registrava apenas um caso de Covid-19, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos. O país norte-americano tinha 213 casos confirmados e status de transmissão local decretado pela OMS.

Ao todo, 24 pessoas que estavam na viagem junto ao chefe do Executivo foram infectadas pela Covid-19, entre elas o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Heleno, auxiliar próximo do presidente. Além disso, o prefeito de Miami e outras autoridades americanas também contraíram a doença após os eventos. Na ocasião, dúvidas quanto ao possível contágio do próprio presidente foram levantadas, mas Bolsonaro fez o exame e deu negativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?