mapa dos municipios infectados com coronavirus no brasil

Covid-19: 1 em cada 3 municípios brasileiros já teve caso

Doença se alastra pelo interior e já atinge mais de 2 mil cidades -- 36,1% do território brasileiro

atualizado 30/04/2020 20:28

mapa dos municipios infectados com coronavirus no brasilArte/Metrópoles

A pandemia de Covid-19 ultrapassou uma marca simbólica nesta semana ao chegar a mais de 2 mil municípios. Isso representa 36,1% do território brasileiro ou mais de um terço deles. O dado revela a velocidade com que o vírus está se interiorizando. No início de abril, 453 cidades tinham casos confirmados.

Veja no mapa a seguir todos os municípios com diagnósticos positivos:

Os números foram recolhidos por dezenas de voluntários em todas as Secretarias de Saúde estaduais do país e agrupados pelo Brasil.Io, iniciativa que libera o acesso a informações públicas. A partir daí, eles foram tratados e analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

A pandemia começou pelas grandes metrópoles brasileiras que tinham conexão direta com cidades do interior. A partir daí, ela se espalhou pelo país. Atualmente, apenas uma das 323 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes não tem casos diagnosticados. É Santo Antonio de Jesus, na Bahia.

Isso não significa que a doença se circunscreve às cidades maiores. A média de população das cidades com infectados confirmados é de 84,2 mil pessoas. Dos 2.010 municípios com casos, 1.688 tem menos de 100 mil habitantes e 1.389 tem menos de 50 mil habitantes vivendo nela.

A menor cidade com contaminado confirmado é Anhanguera, em Goiás, que fica na divisa com Minas Gerais e distante 370 km de Brasília. O município tem 1.119 habitantes de acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Ao todo, são 313 cidades com menos de 10 mil pessoas que já tiveram casos diagnosticados.

Mais lidas
Últimas notícias