metropoles.com

Coronavírus: Passe Livre será bloqueado a partir de segunda no DF

Segundo a Secretaria de Mobilidade, a intenção é reduzir o número de usuários nos transportes coletivos para evitar a proliferação do vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Os cartões do Passe Livre Estudantil (PLE) ficarão bloqueados a partir desta segunda-feira (16/03) em razão do Decreto n° 40.520, de 14 de março de 2020, que determina a suspensão das aulas em escolas e universidades por mais 15 dias. A medida foi adotada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) em parceria com o Banco de Brasília (BRB), que assumiu o sistema de bilhetagem do DF em novembro de 2019.

De acordo com a pasta, a intenção é reduzir o número de usuários no Sistema de Transporte Público Coletivo do DF “para garantir a segurança da população e evitar a proliferação da Covid-19”.

No decreto elaborado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesse sábado (14/03), ficou determinada a antecipação do recesso das férias escolares do mês de julho, que terá início a partir desta segunda. De acordo com o texto, a suspensão das aulas terá duração máxima de 15 dias corridos, independentemente de dias de recesso constante no calendário escolar da unidade de ensino.

Passe Livre Estudantil

O Passe Livre é regulado pela Lei Distrital nº 4.462/2010 e garante o benefício aos estudantes dos ensinos superior, médio ou fundamental; ou em cursos técnicos e profissionalizantes da rede pública ou particular. Alunos dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) também têm direito.

Ainda conforme a lei, o benefício deve ser automaticamente cancelado durante as férias escolares, a menos que os beneficiários comprovem a necessidade de utilizar o PLE para realizar alguma atividade acadêmica no período.

Outras medidas

A Semob determinou às empresas de transporte que, como medida preventiva, seja realizada a higienização dos veículos antes do início de cada viagem, buscando reduzir a possibilidade de transmissão do coronavírus.

Além disso, a pasta ressalta que solicitou que as empresas orientem os seus prepostos sobre a manutenção das janelas dos veículos abertas ao longo de todo o percurso das viagens. O objetivo é melhorar a circulação do ar no interior do transporte.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade também orienta os passageiros a adotarem os procedimentos previstos no Plano de Contingência da Secretaria de Saúde para evitar a contaminação e a disseminação do vírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?