Coronavírus já está presente em 213 cidades brasileiras

A doença não se manifestou apenas nas grandes metrópoles: do total de municípios com casos confirmados, 28 têm menos de 50 mil habitantes

iStock

atualizado 27/03/2020 10:46

O coronavírus já tem casos confirmados em 213 cidades brasileiras. A Covid-19 não está presente apenas nos grandes centros, mas também em municípios pequenos. As regiões afetadas com a doença reúnem mais de 83 milhões de habitantes.

As informações das secretarias estaduais de saúde foram agrupadas por  33 voluntários e publicadas no Brasil.Io, iniciativa que utiliza programação de computadores para facilitar e possibilitar o acesso a dados públicos. As informações foram baixadas às 17h30 dessa quinta-feira (26/03).

O levantamento mostra ainda que a Covid-19 está se propagando pelas cinco regiões do Brasil. Por isso, atualmente, a transmissão no país pode ser considerada sustentada – quando não é possível detectar a origem da infecção.

No dia 10 de março, por exemplo, sete cidades contavam com casos confirmados de infectados por coronavírus por secretarias estaduais. Uma semana depois, no dia 17 de março, eram 44. Hoje, esse número chega a 213.

No momento, a Covid-19 atingiu, inclusive, municípios pequenos, como Rancho Queimado (SC), cidade com 2,9 mil habitantes, e Igaracy (PB), que tem 6,1 mil habitantes.

Do total de municípios com casos confirmados, 28 têm menos de 50 mil habitantes. Outros 26 têm entre 50 mil e 100 mil habitantes.

O problema da expansão é que as cidades menores têm uma estrutura pequena para lidar com os infectados. “Municípios com sistema de saúde pouco estruturado sentirão mais porque a maioria deles depende de cidades vizinhas”, explicou o médico Alexandre Cunha, infectologista dos Hospitais Sírio Libanês em Brasília.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado por regiões para que não seja necessário construir hospitais em todas as cidades do país. Esses núcleos  agrupam municípios que são atendidos pela mesma rede de saúde.

 

 

Últimas notícias