“Não é mais um curso de Odontologia no mercado, mas sim o único com essa proposta diferenciada, que é o foco integral no aluno”, afirmou a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Aria, Maria Letícia Bucchianeri, durante a inauguração oficial da graduação, nessa segunda-feira (13/3), em Brasília (DF).
O Instituto Aria oferta cursos de pós-graduação em Odontologia há aproximadamente uma década. Tendo capacitado por volta de 4 mil profissionais nas diversas modalidades de especialização, o Instituto é amplamente reconhecido pela excelência do ensino e alta empregabilidade dos ex-alunos e passa, agora, a oferecer a graduação em Odontologia. O motivo? A identificação de diversas lacunas na formação dos profissionais que procuravam por aperfeiçoamento.
“A ideia é a formação de profissionais altamente qualificados, empreendedores, comprometidos com a saúde dos pacientes e habilitados ao exercício de uma Odontologia moderna, ética, humanizada e com visão global do indivíduo.”
Dr. Alessandro Lourenço Januário, presidente do Instituto Aria
Na cerimônia de inauguração, estavam presentes renomados profissionais da área, como o professor e doutor Maurício Araújo, um dos dentistas brasileiros de mais expressão internacional, com diversos artigos científicos entre os mais citados no mundo; e o dr. Marco Antônio, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRODF). Além disso, a consultoria educacional EDUX21, parceira da Faculdade Aria, também marcou presença.
“Foram quase dois anos de muito trabalho para consagrarmos o dia de hoje. Esta inauguração significa realização pessoal e profissional e, também, a ciência da responsabilidade com cada família que escolheu a Faculdade Aria para matricular o filho(a) e com a profissão também.”
Maria Letícia Bucchianeri, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Aria

Alunos da Faculdade Aria e entusiastas na área odontológica assistiram à aula inaugural no espaço acadêmicoMatheus Veloso/Especial Metrópoles

Os alunos já matriculados na faculdade tiveram a oportunidade de participar de aula inaugural ministrada por um dos dentistas com mais artigos científicos citados no mundo, dr. Maurício AraújoMatheus Veloso/Especial Metrópoles

Alunos do curso de Odontologia da Faculdade AriaMatheus Veloso/Especial Metrópoles

Inauguração da graduação de Odontologia da Faculdade AriaMatheus Veloso/Especial Metrópoles

Presidente do Instituto Aria, dr. Alessandro Januário, e o docente e doutor Maurício Araújo marcam a inauguração da graduação na Faculdade AriaMatheus Veloso/Especial Metrópoles

Evento foi marcado por convidados seletosMatheus Veloso/Especial Metrópoles

O momento de inauguração do curso foi marcado por palavras de agradecimento e um requintado buffetMatheus Veloso/Especial Metrópoles
Graduação de Odontologia
As lacunas e as deficiências observadas nos alunos foram o ponto de partida para repensar e desenhar um currículo alinhado às demandas do mercado atual, construindo um projeto pedagógico inovador. “A graduação, antes de tudo, precisa ser moderna, segura e resolutiva”, pontua a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Aria, Maria Letícia Bucchianeri.
Para alcançar esses objetivos, a Faculdade Aria investe na excelência do ensino e no uso das mais modernas ferramentas tecnológicas. De acordo com a docente, a faculdade conta com um dos mais modernos laboratórios de Odontologia Digital do país.
Os estudantes estudarão, ainda, Empreendedorismo e Gestão, além de novas áreas que vêm se despontando na Odontologia, como Harmonização Orofacial, Odontologia Hospitalar e Odontologia Digital.
Na visão do presidente do Instituto Aria, que também faz parte do corpo docente, o maior diferencial da faculdade são os professores e o nível de atualização do ensino, que traz uma visão integral da Odontologia. “O Instituto Aria investe no que realmente importa, sintetizando o conhecimento.”
“Aqui é o lugar ideal para aprender, desenvolver ciência e formar relações interpessoais.”
Metodologia de ensino
De acordo com Maria Letícia, além de vivenciar a Odontologia desde os primeiros semestres do curso, o aluno será constantemente instigado não só ao desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, como também interpessoais, como capacidade de trabalho em equipe, criatividade, capacidade de resolução de problemas, liderança e comunicação com diferentes públicos.
Além disso, há possibilidades, por meio de parcerias já firmadas, de estágios e intercâmbios com instituições de ensino de Odontologia no Brasil e no exterior.

As salas de aula da faculdade têm estrutura tecnológica de pontaInstituto Aria/Reprodução

Sala de aula com equipamentos digitais de última geraçãoInstituto Aria/Reprodução

Os consultórios de Odontologia contam com ferramentas de alta tecnologiaInstituto Aria/Reprodução

O espaço acadêmico conta com estrutura moderna e aconcheganteInstituto Aria/Reprodução

O instituto também conta com lounge gourmet de socializaçãoInstituto Aria/Reprodução

Espaço externo do AriaInstituto Aria/Reprodução
As expectativas da aluna Mariana Fernandes, de 18 anos, estão bem altas. Graduanda do primeiro período de Odontologia, ela já sentiu que a faculdade investe na qualidade. “Eles (time de professores) demonstram realmente que focam e prezam pelo ensino, a fim de formar excelentes profissionais. Por lá, percebo que todos também são muito prestativos e atenciosos. Isso me chamou muita atenção”, afirma.
A jovem sempre teve vontade de trabalhar na área da saúde e, ao longo do Ensino Médio, começou a gostar bastante da área odontológica. “Soube a respeito da Faculdade Aria por meio de uma indicação e, quando a conheci, gostei bastante do método de ensino, além da infraestrutura moderna”, ressalta.
Estrutura completa e tecnológica
É inegável que os recursos tecnológicos, com equipamentos e softwares cada vez mais completos, têm mudado a forma de se trabalhar nos consultórios. Segundo o dr. Alessandro Januário, os planejamentos digitais tornam os tratamentos mais seguros, precisos e previsíveis, além de uma execução mais rápida.
“Impressoras 3D e fresadoras permitem a confecção de próteses em tempo muito menor e com excelente padrão de qualidade. O planejamento e a confecção de guias cirúrgicos tornam esse tipo de procedimento também mais previsível, reduzindo riscos de intercorrências pós-operatórias e minimizando os desconfortos para os pacientes”, explica.
Na visão do profissional, o fato de a faculdade ter o foco em Odontologia proporciona aos alunos uma experiência imersiva na realidade nacional e mundial da profissão.
Entre os destaques do Instituto Aria, está a possibilidade de integração de ensino, ou seja, em um mesmo ambiente acadêmico, é possível que o aluno faça a graduação e, em seguida, especialize-se, o que permite viver a realidade da Odontologia em diferentes nuances.
“Essa troca de experiências amadurece, capacita e permite importantes reflexões que impactarão nos caminhos a serem trilhados por cada um”, acrescenta Januário.
“A faculdade está de portas abertas para quem estiver interessado em começar uma graduação em Odontologia. Além disso, entre maio e junho, faremos um congresso voltado a alunos e profissionais da área.”
Para quem tiver interesse em fazer parte do Aria, existem três formas de ingresso atualmente: Enem, Vestibular e Transferência.