metropoles.com

Instituto Aria: graduação de Odontologia foca nas lacunas da formação

Reconhecida pela oferta de pós-graduação, a instituição inaugura curso de Ensino Superior com proposta diferenciada

Matheus Veloso/Especial Metrópoles
Inauguração do curso de Odontologia da Faculdade Aria - Metrópoles
1 de 1 Inauguração do curso de Odontologia da Faculdade Aria - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Especial Metrópoles

atualizado

“Não é mais um curso de Odontologia no mercado, mas sim o único com essa proposta diferenciada, que é o foco integral no aluno”, afirmou a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Aria, Maria Letícia Bucchianeri, durante a inauguração oficial da graduação, nessa segunda-feira (13/3), em Brasília (DF).

O Instituto Aria oferta cursos de pós-graduação em Odontologia há aproximadamente uma década. Tendo capacitado por volta de 4 mil profissionais nas diversas modalidades de especialização, o Instituto é amplamente reconhecido pela excelência do ensino e alta empregabilidade dos ex-alunos e passa, agora, a oferecer a graduação em Odontologia. O motivo? A identificação de diversas lacunas na formação dos profissionais que procuravam por aperfeiçoamento.

“A ideia é a formação de profissionais altamente qualificados, empreendedores, comprometidos com a saúde dos pacientes e habilitados ao exercício de uma Odontologia moderna, ética, humanizada e com visão global do indivíduo.”

Dr. Alessandro Lourenço Januário, presidente do Instituto Aria

Na cerimônia de inauguração, estavam presentes renomados profissionais da área, como o professor e doutor Maurício Araújo, um dos dentistas brasileiros de mais expressão internacional, com diversos artigos científicos entre os mais citados no mundo; e o dr. Marco Antônio, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRODF). Além disso, a consultoria educacional EDUX21, parceira da Faculdade Aria, também marcou presença.

“Foram quase dois anos de muito trabalho para consagrarmos o dia de hoje. Esta inauguração significa realização pessoal e profissional e, também, a ciência da responsabilidade com cada família que escolheu a Faculdade Aria para matricular o filho(a) e com a profissão também.”

Maria Letícia Bucchianeri, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Aria
0

Graduação de Odontologia

As lacunas e as deficiências observadas nos alunos foram o ponto de partida para repensar e desenhar um currículo alinhado às demandas do mercado atual, construindo um projeto pedagógico inovador. “A graduação, antes de tudo, precisa ser moderna, segura e resolutiva”, pontua a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Aria, Maria Letícia Bucchianeri.

Para alcançar esses objetivos, a Faculdade Aria investe na excelência do ensino e no uso das mais modernas ferramentas tecnológicas. De acordo com a docente, a faculdade conta com um dos mais modernos laboratórios de Odontologia Digital do país.

Os estudantes estudarão, ainda, Empreendedorismo e Gestão, além de novas áreas que vêm se despontando na Odontologia, como Harmonização Orofacial, Odontologia Hospitalar e Odontologia Digital. 

Infográfico Faculdade Aria - Metrópoles

Na visão do presidente do Instituto Aria, que também faz parte do corpo docente, o maior diferencial da faculdade são os professores e o nível de atualização do ensino, que traz uma visão integral da Odontologia. “O Instituto Aria investe no que realmente importa, sintetizando o conhecimento.”

“Aqui é o lugar ideal para aprender, desenvolver ciência e formar relações interpessoais.”

Maria Letícia Bucchianeri, coordenadora do curso de Odontologia do Instituto Aria

Metodologia de ensino

De acordo com Maria Letícia, além de vivenciar a Odontologia desde os primeiros semestres do curso, o aluno será constantemente instigado não só ao desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, como também interpessoais, como capacidade de trabalho em equipe, criatividade, capacidade de resolução de problemas, liderança e comunicação com diferentes públicos.

Além disso, há possibilidades, por meio de parcerias já firmadas, de estágios e intercâmbios com instituições de ensino de Odontologia no Brasil e no exterior. 

0

As expectativas da aluna Mariana Fernandes, de 18 anos, estão bem altas. Graduanda do primeiro período de Odontologia, ela já sentiu que a faculdade investe na qualidade. “Eles (time de professores) demonstram realmente que focam e prezam pelo ensino, a fim de formar excelentes profissionais. Por lá, percebo que todos também são muito prestativos e atenciosos. Isso me chamou muita atenção”, afirma.

A jovem sempre teve vontade de trabalhar na área da saúde e, ao longo do Ensino Médio, começou a gostar bastante da área odontológica. “Soube a respeito da Faculdade Aria por meio de uma indicação e, quando a conheci, gostei bastante do método de ensino, além da infraestrutura moderna”, ressalta.

Estrutura completa e tecnológica

É inegável que os recursos tecnológicos, com equipamentos e softwares cada vez mais completos, têm mudado a forma de se trabalhar nos consultórios. Segundo o dr. Alessandro Januário, os planejamentos digitais tornam os tratamentos mais seguros, precisos e previsíveis, além de uma execução mais rápida. 

“Impressoras 3D e fresadoras permitem a confecção de próteses em tempo muito menor e com excelente padrão de qualidade. O planejamento e a confecção de guias cirúrgicos tornam esse tipo de procedimento também mais previsível, reduzindo riscos de intercorrências pós-operatórias e minimizando os desconfortos para os pacientes”, explica.

Na visão do profissional, o fato de a faculdade ter o foco em Odontologia proporciona aos alunos uma experiência imersiva na realidade nacional e mundial da profissão.

Entre os destaques do Instituto Aria, está a possibilidade de integração de ensino, ou seja, em um mesmo ambiente acadêmico, é possível que o aluno faça a graduação e, em seguida, especialize-se, o que permite viver a realidade da Odontologia em diferentes nuances.

Essa troca de experiências amadurece, capacita e permite importantes reflexões que impactarão nos caminhos a serem trilhados por cada um”, acrescenta Januário.

 

“A faculdade está de portas abertas para quem estiver interessado em começar uma graduação em Odontologia. Além disso, entre maio e junho, faremos um congresso voltado a alunos e profissionais da área.”

Para quem tiver interesse em fazer parte do Aria, existem três formas de ingresso atualmente: Enem, Vestibular e Transferência.

Instituto Aria

Site | Instagram | Facebook

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?