Conteúdo especial

H-Dia ajuda pacientes com doenças raras a ter qualidade de vida

Preocupado tanto com quem é atendido quanto com quem atende, hospital convidou o ex-atleta Oscar Schmidt para contar trajetória de superação

atualizado 08/08/2022 11:33

Com o intuito de celebrar a vida e sensibilizar a sociedade sobre a importância de reconhecer doenças raras possibilitando os tratamentos adequados, o Hospital H-Dia promoveu para colaboradores, pacientes e convidados palestra com o astro do basquete Oscar Schmidt. Motivação, fé, superação e risos marcaram o encontro com o maior jogador brasileiro de todos os tempos na modalidade.

O ex-atleta contou a história dos mais de 32 anos de carreira esportiva com fotos, imagens em vídeo e relatos emocionantes. Ele ainda passou a mensagem de como obter sucesso na vida, com cinco valores essenciais: visão, decisão, time, obstinação e paixão. O encerramento da palestra se deu com a história de superação e fé na luta contra um câncer no cérebro descoberto em 2011. Oscar Schmidt destacou nesse momento a relevância da formação de um time composto pelos familiares, amigos e equipe multiprofissional quando uma pessoa é diagnosticada com doença rara ou câncer.

Para o coordenador de enfermagem do H-dia, Bruno Reis, ações como essa são necessárias e importantes para que os colaboradores compreendam os enfrentamentos de pacientes e das pessoas ao redor no processo de tratamento. “Um atendimento diferenciado e humanizado, visando sempre o paciente, sempre como um todo, tendo um olhar holístico dentro da sua rede de apoio e respeitando suas particularidades faz toda a diferença. E nós podemos formar esse time de superação para esses pacientes desnutridos oncológicos e portadores de doenças raras. Podemos sim fazer a diferença na vida dessas pessoas e, com isso, conseguir uma melhor adesão do tratamento que nós oferecemos.”

O astro do basquete Oscar Schmidt contou a história dos mais de 32 anos de carreira esportiva

“O H-Dia tem uma mentalidade e um conceito diferente de gerir os funcionários. Pois acreditamos que gerindo, valorizando e proporcionando meios de educação, integração e crescimento para nossos colaboradores, eles repassarão isso da melhor forma para os nossos pacientes”, afirma Matheus Caputo Guimarães, médico nutrólogo e idealizador do Hospital H-Dia, referência no tratamento da desnutrição associada a doenças raras metabólicas e pacientes desnutridos pelo câncer.

0

Doenças raras

Segundo a Organização Mundial da Saúde, doenças raras afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Estima-se que, no Brasil, haja 13 milhões de pessoas nessas condições. Os dados ainda revelam que existem entre 6 e 8 mil tipos de patologias com essa classificação. A maioria tem origem genética e desafia médicos e indústria farmacêutica, tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

Esses são, na verdade, os dois problemas mais comuns de pacientes e familiares: uma longa jornada em busca da identificação da patologia e, ao término, o início da luta pelo acesso aos tratamentos adequados. Nesse sentido, o H-Dia foi criado para proporcionar métodos eficazes e capazes de suprir os obstáculos encontrados por quem enfrenta a desnutrição associada a doenças raras, doenças metabólicas, doenças crônicas, doenças autoimunes, entre outras.

“O H-Dia oferta um serviço de assistência com excelência. Os insumos hospitalares utilizados são de alta qualidade e com tecnologia de ponta para reduzir os riscos assistenciais evitáveis, incluindo infecção e complicações que uma internação hospitalar ou atendimento domiciliar podem causar”, ressalta o doutor Matheus Caputo.

O H-Dia, em Brasília, faz o tratamento dessas doenças por meio da terapia parenteral e enteral, que podem trazer de volta a qualidade de vida de um paciente, sem a necessidade de internar por meses dentro de um hospital.

Em espaço amplo e moderno, atualmente o centro médico atende sete especialidades, são elas: Nutrologia, Clínica Médica, Proctologia, Pediatria, Ginecologia, Dermatologia e Cardiologia. E conta com tratamentos respaldados por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e treinada para cuidar dos pacientes e oferecer o suporte necessário aos familiares. 

O H-Dia conta com duas unidades de atendimento em Brasília, sendo uma na Asa Sul e outra em Águas Claras. Em expansão, recentemente a rede brasiliense chegou a São Paulo e está previsto, ainda para o segundo semestre de 2022, a abertura de mais um centro médico em Curitiba. 

0

H-Dia

Site | Instagram

Onde:
QS 1, Rua 210, Lotes 34 e 36, Mall Led Office, Lojas 46 a 53 – Águas Claras
SGAS 915, Conjunto N, Lotes 69A e 70A, Advance Centro Clínico, Térreo, Loja 105 – Asa Sul

Contato: (61) 3051-6262 (Número também é WhatsApp)