Emoções e protagonismo agora são assuntos para a sala de aula

Projetos multidisciplinares trabalham habilidades socioemocionais e valores humanitários com alunos do infantil ao ensino médio

Jacqueline Lisboa/Especial para o MetrópolesJacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

atualizado 17/10/2019 13:14


Oferecer educação de qualidade, fortalecer o senso crítico, amadurecer a consciência cidadã e tornar os alunos protagonistas. Esses são os pilares fundamentais de ensino que o Colégio Ideal se compromete a ter com estudantes e pais. E, para que a missão tenha sucesso, a escola tem apostado em projetos que estimulam a formação completa dos alunos.

Atualmente, a escola mantém mais de 30 programas educacionais multidisciplinares para estudantes da educação infantil ao ensino médio, como clube de literatura, esportes, festival de música, feira de ciências, monitorias, palestras e oficina de robótica. Essa última é a que mais atrai a pequena Laura Pacheco Parente, de 7 anos e aluna do ensino fundamental I. “É muito legal. A gente aprende um monte de coisas e a tia disse que também vamos fazer um foguete na aula”, conta a estudante, empolgada.

Jacqueline Lisboa/ Especial para o Metrópoles
A diversidade dos projetos conquistaram os pais da pequena Laura, Danielly Parente e Leandro Pacheco

 

A técnica judiciária Danielly Parente e o publicitário Leandro Pacheco, pais da Laura, comemoram a escolha certeira em matricular a filha no Colégio Ideal. “Pesquisamos outras instituições antes de escolher o Ideal. Gostamos muito da metodologia proposta e dessa variedade de projetos que a escola oferece”, dizem. A mãe também se surpreende com a maior independência que a filha adquiriu desde o início das aulas.

O interessante foi que ela ficou mais curiosa e independente. O Ideal trabalha muito a consciência dos alunos. A Laura sempre está perguntando em casa sobre coisas que aprende na escola, comenta sobre o dia a dia e dá até bronca para economizarmos mais água

Danielly Parente, mãe da Laura Pacheco Parente aluna do 1º ano do ensino fundamental I

O casal ainda destaca o contato pessoal, o fácil acesso aos professores e os conteúdos ensinados em cada etapa do ano letivo. A diretora do ensino fundamental I em Águas Claras, Soraia Matoso, explica que os responsáveis pelos alunos podem acompanhar o aprendizado, pois mensalmente a instituição destaca um tema diferente para estimular a aprendizagem. “Sempre escolhermos uma cor, um valor e uma competência. Por exemplo, em outubro é o rosa, o amor e os valores e família”, detalha.

Inovação
Os projetos oferecidos pelo Colégio Ideal visam fortalecer a formação social e pessoal dos alunos, além de estimular o desenvolvimento das habilidades cognitiva à educação ética e moral. A diretora Soraia Matoso explica que os programas possuem uma sequência lógica de ensino.

O Projeto Consciência foi o nosso primeiro e com ele norteamos todos os demais programas. Nele ensinamos valores sociais e humanos por meio de arte, brincadeiras e estímulos

Soraia Matoso, diretora do ensino fundamental I em Águas Claras
Jacqueline Lisboa/ Especial para o Metrópoles
Soraia Matoso conta que os projetos do Colégio Ideal visam fortalecer a formação social e pessoal dos alunos

A coordenadora da educação infantil e fundamental, Rosângela Vieira, ressalta que os programas são norteados pela Base Nacional  Comum Curricular (BNCC). “Por meio do modelo sociointeracionista, estimulamos as crianças trazendo a leitura do mundo para dentro da sala de aula”, explica. A escola também conta com o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), que é ofertado da educação infantil ao 2º ano do Ensino Médio, e trabalha a inteligência emocional e as habilidades socioemocionais.

Confira alguns dos programas oferecidos no Colégio Ideal:

  • Sinusinha: simulação com foco nos estados brasileiros, onde os alunos aprendem sobre cultura, gastronomia, economia e política.
  • Escola contra o bullying: campanha educacional que promove a boa convivência, o respeito a igualdade entre os colegas.
  • Ciclo de Palestras: palestras, dinâmicas e oficinas sobre as futuras profissões dos estudantes.
  • Esporte: incentivo à prática de esportes, como basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. O colégio conta ainda com a Liga do Esporte Ideal, com treinos de judô, taekwondo e capoeira para desenvolvimento de confiança, disciplina e habilidades físicas.
  • Academia Ideal de Letras: propõe exercícios lúdicos, incentivo à leitura e à produção de textos críticos e histórias cheias de imaginação. Ao final do ano, os alunos do ensino infantil e fundamental 1 produzem um livro com textos e desenhos criados durante o ano.
  • Feira Genial: incentiva a pesquisa e o conhecimento, com montagem de projetos, estandes, exposições e atividades científicas.
  • Arte Sarau: valoriza o talento dos alunos, com mostras de música, teatro, desenho e poesia.
  • Festival Ideal de Música: os alunos formam bandas para tocar canções conhecidas ou próprias. O evento acontece sempre no final do ano.
  • Robótica: estimula o aprendizado sobre funcionamento físico das máquinas, tecnologia e mecanismo, por meio de noções de mecânica, programação e física.
  • Luaula: reforça os conteúdos para as provas de Enem, PAS e vestibular. Com muita diversão e leveza, o encontro ocorre das 23h às 6h.

Preparação de excelência para universidades
No Colégio Ideal a preparação para ingressar em excelentes universidades do Brasil é coisa séria, mas equilibrada para que não ocorra pressão desnecessária aos alunos. A instituição conta com programas específicos que auxiliam a fixação e reforça, com diversão e leveza, pontos cobrados nas provas de vestibular. O resultado aparece a cada ano. Em 2018/2019, foram 613 aprovações na Universidade de Brasília (UnB) e em outras universidades federais. Houve ainda 88% de ingressos das turmas Ideal Med (cursinho intensivo) na UnB.

Isso é fruto da metodologia de ensino. Os estudantes são estimulados a terem o hábito do estudo diário porque realizam avaliações todo sábado durante o ensino médio. “Aqui não tem essa de acumular matéria para estudar às vésperas da prova. Toda semana é véspera de prova, e o nosso aluno se habitua com a avaliação.” comenta o professor Américo Silvano, um dos fundadores do colégio. “O boletim de cada avaliação multidisciplinar é bem detalhado com que o aluno acertou, errou, qual seria sua classificação caso a prova fosse o PAS ou o Enem, entre outras coisas. Para o estudante, essas avaliações é uma ótima forma de mensurar seu nível de preparação para o PAS, Enem e vestibular”, completa.

História e crescimento
Fundado em 2001, o Colégio Ideal nasceu no formato de pré-vestibular, com a missão de aprovar alunos de Taguatinga na Universidade de Brasília (UnB). A boa reputação e o grande número de aprovados, bem como a conquista de primeiras colocações em cursos concorridos, instigaram os professores sócios a criarem o ensino médio, com metodologia focada em resultados e maior preparação para o vestibular. A instituição também passou a desenvolver projetos socioculturais, visando uma formação cidadã completa.

Em 2009, o Colégio Ideal abriu turmas para ensino fundamental II. Deste modo, expandiu os projetos socioculturais e a metodologia de resultados para alunos a partir do 6º ano. Em pouco tempo, a marca se consolidou como a escola de Taguatinga com maior índice de aprovação na UnB e novos desafios surgiram: a inauguração da primeira unidade em Águas Claras e a criação do ensino infantil e fundamental I, incentivando assim o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em seus alunos desde cedo.

Para 2020, o Colégio Ideal já anunciou uma nova unidade, agora no Jardim Botânico. Com isso, a escola amplia ainda mais a missão de transformar de forma positiva a vida de cada aluno por meio de uma educação de qualidade.

Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles
O Colégio Ideal conta com cinco unidades e se prepara para inaugurar a sexta, em 2020, no Jardim Botânico

Educação do Amanhã 2019
Lançado em 2018 pelo Metrópoles, o projeto Educação do Amanhã tem o objetivo de discutir novas metodologias e conceitos do processo educativo, além de estimular novas habilidades nos jovens do século 21.

Neste ano, ao longo de duas semanas, o portal publicará uma série de conteúdos relacionados às mudanças na área da educação: o que esperar da escola do futuro, o universo tecnológico e as tendências no processo de aprendizagem. Além, é claro, do novo papel do professor diante deste cenário repleto de desafios.

A iniciativa tem patrocínio da Casa Thomas Jefferson, Colégio Ideal, Colégio Objetivo, AISEC e Colégio Marista João Paulo II.

O encerramento do projeto será marcado com a realização de um seminário no auditório do Edifício Íon, na SQN 212, Asa Norte (DF), que incluirá palestras inspiracionais, impactantes e reflexivas sobre como o processo educacional está em transformação nos dias atuais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. Confira as palestras:

Educação para o século XXI
Palestrante: Rui Fava

A sala de aula inovadora
Palestrante: Fausto Camargo

Culturas de pensamentos e investigação na escola
Palestrante: Clarissa Bezerra

 

Colégio Ideal
Site: Colégio Ideal
Redes sociais: Facebook Instagram
E-mail: comunicacao@idealbsb.com.br

Unidades:

Taguatinga 1
Educação infantil e ensino fundamental 1
A.E. Nº 31, Setor G Norte – Taguatinga-DF
(61) 3771-2650
Taguatinga 2
Ensino fundamental 2 e 3º ano do ensino médio
A.E. nº 26, Setor G Norte – Taguatinga-DF
(61) 3041-6047
Taguatinga 3
Ensino médio 1º e 2º ano
QNG 9 Lt. 1 e QNG 11 Lt.2 – Taguatinga-DF
(61) 3965-5005
Águas Claras 1
Ensino fundamental 1 ao 8° ano
Av. Jequitibá, Lt 325 – Águas Claras-DF
(61) 3968-9424
Águas Claras 2
9° ano e ensino médio
Rua Araribá, lote 01 – Águas Claras-DF
(61) 3973-3003
Jardim Botânico (a partir de 2020)
Educação infantil ao ensino médio
Av. do Sol, Quadra 9, Lote AE 05, Residência Jardins do Lago – Jardim Botânico-DF
(61) 99826-6737

Últimas notícias