metropoles.com

Cofen lança recomendações de segurança contra Coronavírus

Documento ressalta as precauções para todos os profissionais no acolhimento do paciente a fim de conter a proliferação do coronavírus

COFEN
1 de 1 COFEN - Foto: null

atualizado

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou, na última sexta-feira (20), documento com recomendações de segurança importantes para os mais de 2,2 milhões de profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente do combate ao coronavírus (COVID-19). O guia atende também a uma demanda da própria categoria, que visa a segurança dos profissionais que, em geral, são os primeiros a entrar em contato com o risco de contaminação. 

De acordo com as orientações, as unidades devem aplicar algumas mudanças no atendimento de pessoas com suspeitas da doença. Dentre as medidas, a escala de profissionais de saúde é uma das prioridades. Para recepcionar os pacientes, o documento sugere que sejam formadas equipes multiprofissionais específicas para acolher pessoas com suspeitas de contágio. Deve-se evitar profissionais com 60 anos, ou mais, e portadores de fatores de risco.

Outro ponto importante do documento é o detalhamento completo para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), separado para cada situação vivida em hospitais, ambulatórios e na comunidade. Dentre eles, a máscara, o capote, as luvas e as proteções oculares são essenciais. 

O coordenador da Comitê de Gestão de Crise sobre Coronavírus do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, Walkirio Almeida, ressaltou que todos os pontos da cartilha são relevantes, porém enfatiza a tabela de orientação de uso de EPIs em diversos ambientes. “O item 3 e o 4 da cartilha são pontos que devem ganhar uma atenção maior, já que orientam os profissionais de grupo de risco, idosos, grávidas e lactantes sobre como atuar nas unidades de saúde”, pontuou.

“Proteger a Enfermagem é proteger a saúde do Brasil”

Com o objetivo de resguardar profissionais e pacientes, diante dessa situação de pandemia,  o Cofen lança a campanha nacional Proteger a Enfermagem é proteger a saúde do Brasil. Os 2.263.132 de profissionais da categoria estão sendo convocados para contribuir com a disseminação das medidas educativas de prevenção e contenção da COVID-19, bem como para adaptar as medidas de segurança para preservar sua própria saúde. 

A pluralidade da formação do profissional de Enfermagem e sua posição de liderança na equipe, coloca a categoria como protagonista no combate à transmissão da doença. “O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem está junto com os profissionais de todo o Brasil para vencermos essa pandemia. A população brasileira precisa do nosso trabalho”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. Confira o material completo aqui

Participação da população

“Pela segurança de todos, inclusive dos profissionais de Saúde que estão na linha de frente para conter a pandemia, pedimos que a população respeite o isolamento”, afirmou o conselheiro federal Gilney Guerra. O Distrito Federal é a unidade federativa com maior número de casos per capita.

A sociedade também faz parte da campanha, ao ser convidado para uma reflexão sobre a importância da Enfermagem no cuidado ao paciente e no desenvolvimento de novos protocolos de segurança para combater a transmissão da doença. Confira o site da campanha.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações