*
 

Falar em público é um terror para muitas pessoas, principalmente quando o hábito não faz parte da profissão escolhida. Ainda assim, chegará o momento em que você precisará fazer uma apresentação, participar de uma entrevista de emprego ou defender seu trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, na frente da banca examinadora, por exemplo.

Seja qual for o motivo, existem dicas, elaboradas pelo site Superela em parceria com a psicóloga Priscila Citera, que podem ajudar a superar o temor. Confira:

1. Esqueça situações do passado
O medo de falar em público, na maioria das vezes, começa depois de uma experiência traumática, que pode ter acontecido com você ou com um conhecido. O receio de que isso ocorra novamente pode assustá-lo e até mesmo paralisá-lo. Tente pensar que você já não é mais aquela pessoa, o público não é o mesmo e, desta vez, tudo será diferente.

2. Não pense em coisas ruins
É comum a gente pensar em situações negativas, principalmente em momentos de ansiedade. E se o microfone falhar ou eu gaguejar? E se eu me esquecer do que tenho que falar? Realmente, tudo isso é possível. Mas existe a possibilidade de nada ruim acontecer. Agarre-se ao fato de que tudo ficará bem e foque em fazer o seu melhor.

3. Evite excessos de preocupação com sua aparência
A aparência é importante, principalmente se você precisa passar uma imagem segura ou de credibilidade, maturidade e profissionalismo, como numa entrevista de emprego, por exemplo. Mas depois que escolher a melhor roupa para a situação, não fique pensando que as pessoas ficarão prestando atenção em alguma característica física sua. Concentre-se em passar um conteúdo de qualidade.

4. Supere a ansiedade
Sentir-se ansioso antes de momentos importantes é normal, mas você pode evitar alguns sintomas ao tentar dormir bem na noite anterior, evitar bebidas alcoólicas e estimulantes, como refrigerantes e café. Também é recomendável fazer um exercício simples de respiração: inspire lentamente pelo nariz e expire, devagar, pela boca, sempre contando até cinco. Repita o procedimento algumas vezes.

5. Tenha bom humor
Você evitou pensar coisas ruins, testou os equipamentos antes da apresentação, estava com o texto ensaiadinho e algo deu errado. O que fazer? Sorrir, pedir desculpas e dizer que essas coisas acontecem — porque realmente acontecem. Não só com você, mas com todo mundo. A plateia sabe disso, e todos vão entender. Brinque com a situação e as pessoas vão rir com você em vez de rirem de você.

6. Trabalhe sua autoconfiança
É importante que você confie em si mesmo. Vá lá e faça o seu melhor, sem medo da reprovação alheia. Você simplesmente sabe que está fazendo o melhor e tudo vai sair bem. Parece simples, e pode ser. Olhe para si mesmo e foque nas suas qualidades. Confiante, você perde a vergonha e, sem vergonha, não existe medo.

Aplicando essas dicas, você terá grandes chances de perder o medo de falar em público. Boa sorte!

 

 

COMENTE

ansiedadeFalar em públicoEntrevista de emprego
comunicar erro à redação