*
 

Com a alta do desemprego, a dificuldade de conseguir uma vaga no mercado de trabalho está cada vez maior. Os jovens acabam frustrados e com medo de fazer parte da estatística dos que não possuem emprego. Pensando nisso, o Catraca Livre, junto com o Instituto ProA, formulou dicas para você se sair bem nessa busca.

Seja pontual
De preferência, chegue antes, deixe que as pessoas percebam sua pontualidade e que elas podem contar com você.

Observe a cultura organizacional
Cada empresa tem uma cultura interna, procure observar como as pessoas se relacionam, como se vestem para o trabalho, como são as relações de hierarquia e procure se adaptar.

Mostre vontade de ajudar
Observe as pessoas e ofereça ajuda, seja para procurar um documento, fazer uma pesquisa ou guardar e organizar as coisas. Todos valorizam quem é atencioso e disponível.

Tenha espírito de equipe
Saber trabalhar em equipe é fundamental, por isso procure ouvir as pessoas e expressar suas sugestões, mas também se ofereça para fazer as atividades. Mostre flexibilidade e comprometimento com o grupo.

Procure aprender
Pesquise bastante sobre o ramo de atividade da empresa a fim de ajudar a equipe.

Ajude a melhorar
Procure observar os processos que poderiam ser mais eficientes e apresente sugestões para melhoria, que sejam viáveis e que você possa executar.

Faça tudo com atenção
Não subestime nenhuma tarefa, pense que tudo o que você faz tem utilidade para alguém, e faça da melhor maneira possível.

Peça feedback
Depois de algum tempo em que estiver trabalhando na empresa, converse com sua chefia e peça para lhe dizer como está percebendo seu trabalho, seu comportamento e como você poderia melhorar.

Diga que deseja ser efetivado
Deixe claro para o seu gestor e para os demais colegas que você está lutando para ser efetivado. Mesmo que a vaga não seja efetiva, isso será positivo se houver mudanças na empresa até o fim do contrato.