CIEE oferece 12 mil vagas de estágio no país: 800 só para o DF

Estudantes interessados podem se inscrever até sexta, 26 de fevereiro, no site do CIEE

atualizado 22/02/2021 8:36

iStock

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) abriu mais de 12 mil vagas de estágio e aprendizagem nesta segunda-feira (22/2). Do total, nada menos do que 800 oportunidades em empresas privadas e órgãos públicos do Distrito Federal. As inscrições da chamada “Maratona de Vagas” vão até sexta-feira (26/2) e devem ser feitas no site do Ciee.

“Nos primeiros meses do ano, temos uma janela única de oportunidades. Por meio da campanha, queremos engajar os jovens, oferecer suporte e mostrar que, sim, é possível alcançar espaço no mundo do trabalho”, destacou o superintendente nacional de Atendimento do CIEE, Luiz Gustavo Coppola.

Cerca de 70% das vagas são para nível superior, sendo a maioria para estudantes dos cursos de administração, direito, enfermagem, contabilidade, tecnologia e comunicação, na área de mídias sociais.

Dicas de entrevista

O surgimento do novo coronavírus provocou uma série de mudanças em atividades diárias. A partir da pandemia, várias passaram a ser realizadas virtualmente. É o caso também das entrevistas de emprego. A fim de evitar o risco de contágio pela Covid-19, cada vez mais processos seletivos para contratação de estagiários passaram a ser realizados a distância.

O CIEE disponibilizou algumas dicas para quem ainda se sente inseguro sobre como se comportar nessas videoconferências. Para Renata Honda, supervisora do CIEE One, algumas sugestões valem tanto para entrevistas presenciais quanto virtuais.

A supervisora considera altamente recomendável, por exemplo, que o candidato pesquise informações sobre a empresa e demonstre atenção às orientações e perguntas dos entrevistadores durante o processo seletivo.

“O candidato deve sempre demonstrar interesse e deixar claro porque acredita ter o perfil desejado para aquela oportunidade. Isso não muda. No caso das seleções por meio de vídeo, é interessante deixar papel e caneta sempre à mão, para anotar informações importantes ou mesmo formular o raciocínio”, pontuou.

Plataforma ok

É preciso estar atento para garantir uma boa conexão de internet durante o período em que é realizada a entrevista, destaca Honda; e prestar atenção em relação à qual plataforma a videoconferência ocorrerá.

“São muitas opções de softwares e plataformas de vídeo. O candidato deve se antecipar, fazer o download do programa exigido pela empresa e testar seu áudio e vídeo. São questões que podem ser consideradas menores, mas faz diferença. Qualquer imprevisto pode acabar afetando o desempenho na seleção, então vale se precaver”, destacou Renata.

Recomenda-se também que o candidato providencie um fundo neutro, como uma parede de cor branca, para não desviar a atenção do entrevistador. A câmera deve ser posicionada na altura dos olhos, e o ideal é usar um apoio, caso o candidato esteja usando o telefone celular.

Últimas notícias