Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Vinicius Passarelli

André e Derrite dizem que defenderão pauta "anti-STF" caso eleitos

Campanhas de André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP) afirmam que apoiarão medidas como impeachment de ministros do STF no Senado

18/08/2026 13:44
Instagram/@andredopradosp
O deputado federal e candidato ao Senado, Guilherme Derrite (PP), o senador e candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), e o deputado estadual e candidato ao Senado, André do Prado (PL)

As campanhas dos candidatos ao Senado da chapa apoiada por Flávio Bolsonaro (PL) em São Paulo, Guilherme Derrite (PP) e André do Prado (PL), reforçaram que eles apoiarão a pauta “anti-STF” caso sejam eleitos.

Uma das prioridades do bolsonarismo, a agenda que mira reduzir os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi um dos focos da reunião realizada por Flávio com os candidatos ao Senado apoiados por ele nesta eleição, realizada na terça-feira passada (11/8) em Brasília.

A coluna mostrou que, apesar disso, aliados têm defendido nos bastidores que Derrite e André do Prado evitem “entrar de cabeça” nessa pauta, com o objetivo de não começar o eventual mandato em atrito com os magistrados.

Em postagens nas redes sociais e nos discursos públicos feitos em eventos recentes de campanha, a dupla não tem dado destaque ao tema, focando em assuntos como segurança pública, a proximidade com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e as críticas ao PT. Os candidatos costumam tocar no assunto apenas quando questionados em entrevistas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Após a publicação, André do Prado entrou em contato com a coluna e afirmou que irá encampar a pauta “anti-STF” no Senado, caso eleito. Disse também que seguirá o direcionamento dado pelo PL e elogiou a proposta feita pela OAB de São Paulo que, entre outras medidas, prevê mandato fixo de 12 anos para os ministros e eleva de 35 para 50 anos a idade mínima para o ingresso nas Cortes superiores. “Não tenho problema com essa pauta”, disse.

Já Guilherme Derrite, por meio de sua assessoria, também afirmou que o candidato tem se manifestado em entrevistas que defenderá o impeachment de ministros do STF caso seja pautado. “Sou a favor de impeachment de qualquer autoridade que descumpra a lei. Ninguém está acima da lei”, disse Derrite em trecho de entrevista realizada na última quinta-feira (13/8) e enviada pela assessoria do deputado.