Tácio Lorran

Master usou gestora ligada ao PCC em contrato de compra do Banco Pleno

Documento de compra do banco Voiter, antigo nome do Pleno, tem a gestora investigada por elo com o PCC, Reag, como agente fiduciária

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Banco Master
1 de 1 Banco Master - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O contrato de compra do banco Plano, antigo Voiter, pelo Master tinha a Reag Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários como agente fiduciária. Durante a negociação, em 2023, a gestora já era investigada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por suposto elo com o Primeiro Comando da Capital (PCC) em operações de lavagem de dinheiro em postos de combustíveis.

A Reag apareceu na investigação da Operação Cassiopeia, deflagrada em março de 2023, que apurou as empresas Copape e Aster, suspeitas de lavarem dinheiro para o PCC e controladas pelos empresários Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”, e Mohamad Hussein Mourad, conhecido como “Primo” – hoje, eles estão foragidos.

À época, o promotor Alexandre de Andrade Pereira, do Núcleo de Piracicaba do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPSP, decidiu fazer denúncia contra o núcleo da organização criminosa e abrir novo procedimento para investigar a Reag. Questionada, a gestora não quis se pronunciar.

O contrato de compra do então banco Voiter pelo Master foi extraído do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro pela Polícia Federal. As informações estão em posse da CPMI do INSS. Vorcaro foi preso na quarta-feira (4/3), em nova fase da Operação Compliance Zero.

O documento é de dezembro de 2023 e mostra as condições de compra do banco do ex-dono do Voiter, Roberto de Rezende Barbosa. O negócio foi efetivado no ano seguinte e possui cláusula de confidencialidade de 5 anos. O banco Voiter era controlado pela NK031 Empreendimentos e Participações S.A., que tinha capital social de R$ 765,2 milhões, e foi adquirido pelo Master.

Uma das cláusulas do contrato prevê que o vendedor do Voiter, Rezende Barbosa, deve investir R$ 400 milhões em debêntures emitidas pela Banvox Holding Financeira S.A. e usados para capitalização do Master. O investimento rende 115% da Taxa DI ao ano, com prazo de vencimento de 4 anos e amortização do saldo devedor em 4 parcelas anuais de 25%.

Segundo o contrato, a Reag atua justamente como agente fiduciária dessas debêntures, acompanhando as informações prestadas pela Banvox e garantindo os direitos e interesses do debenturista.

O banco Pleno, novo nome do Voiter, foi liquidado pelo Banco Central (BC) em fevereiro deste ano. Já a liquidação extrajudicial do Master ocorreu em novembro do ano passado.

Banco Master e banco Plano
Contrato foi extraído pela PF do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?