metropoles.com

“Pinto mole”: por que ficar pelado sem ereção é problema para homens

Entenda por que ficar pelado com o pênis sem ereção na frente de outras pessoas gera constrangimento e ansiedade para muitos homens

atualizado

Compartilhar notícia

Diy13/Getty Images
Foto colorida de um homem da cintura para baixo de cueca e cobrindo o pênis em um fundo azul - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um homem da cintura para baixo de cueca e cobrindo o pênis em um fundo azul - Metrópoles - Foto: Diy13/Getty Images

Se você não é um homem, talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas o fato é: a maioria deles têm vergonha de ficar pelado com o “pinto mole” na frente de outras pessoas, principalmente mulheres.

O assunto começou a ganhar mais notoriedade quando Igão, apresentador do PodPah, falou em um programa que “ninguém vê o pau dele mole”. O vídeo viralizou e o tema virou assunto na internet, abrindo espaço para que muitos homens concordassem com o influencer.

De acordo com a psicóloga e sexóloga Alessandra Araújo, a preocupação com o tamanho e firmeza do pênis é uma realidade entre os homens, e é exacerbada por normas culturais, sociais e até mesmo midiáticas, impactando a autoestima e confiança sexual masculina.

“A socialização dos homens pode, em alguns contextos, associar a ideia de ereção e tamanho do pênis a símbolos de masculinidade e poder. Em uma sociedade falocêntrica, questões como os estereótipos de masculinidade, cultura do desempenho e os exemplos mostrados em produções pornográficas podem gerar esse desconforto em torno de um pênis sem ereção”, explica.

0

Além do desconforto do momento e do fato de que muitos homens deixam de viver momentos específicos para se preocuparem com a aparência dos próprios pênis, essa ansiedade pode impactar diretamente a experiência sexual.

“Disfunção erétil psicológica, diminuição de desejo sexual, inibição emocional e passar a evitar relações sexuais são alguns dos problemas que podem ser causados por essa expectativa de como o pênis deveria parecer”, elucida a sexóloga.

Contudo, vale ponderar também se o desconforto está relacionado apenas à ereção ou se existe um desconforto com a nudez de uma forma geral.

“É importante reconhecer que a relação das pessoas com a nudez é altamente individual e pode variar significativamente. Promover uma cultura de aceitação do corpo e educação sexual positiva pode ajudar a reduzir a vergonha e a promover uma compreensão mais saudável e realista da nudez”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?