Deixe os tabus do lado de fora e pode entrar. Tudo sobre sexo, para você gozar a vida.

Idosos e sex toys: veja os benefícios da masturbação na maturidade

Especialista explica se há idade limite quando o assunto é brinquedo erótico e os cuidados necessários antes de escolher os produtos

atualizado 08/01/2021 10:24

Sex toys para idososFoto: Alan Powdrill/Getty Images

Não é novidade ver celebridades defendendo o uso de sex toys. Porém, uma atriz em específico chamou atenção ao falar dos acessórios: Rosamaria Murtinho. Em entrevista, a artista, de 85 anos, comentou que acha legal o fato de que hoje em dia as pessoas têm mais possibilidades para sentir prazer, inclusive usando brinquedos sexuais.

Contudo, deu a entender não ser adepta por conta de sua idade. “Eu tenho pena de não ter sido dessa época. Porque agora estou velha. Estou afastada”, disse Rosamaria, em tom de piada.

Mas fica a dúvida, existe idade limite para a exploração do próprio prazer e para o uso de sex toys? A psicóloga e especialista em sexualidade do Sexo Sem Dúvida Carolina Freitas garante que não.

“A nossa sexualidade nasce e morre com a gente. Dentro de cada etapa da vida, em cada fase e cada ciclo, a gente tem novas descobertas, novos prazeres e explorações do corpo. E isso pode ser em qualquer idade, inclusive após os 70, 80”, explica.

Nessa faixa etária, a especialista frisa que as pessoas aprendem ainda mais que sexo vai muito além de penetração. Uma vez que o corpo físico vai envelhecendo e pode haver algumas dificuldades tanto por parte dos homens quanto das mulheres, a estimulação do corpo como um todo é importante.

Benefícios

A vivência sexual e as novas descobertas não só estão liberadas na melhor idade como são altamente recomendadas. Carolina afirma que uma vida sexual ativa melhora a saúde física e mental.

“Com ou sem parceria, o prazer é sempre importante. Logo, mesmo sem estar acompanhado(a), é recomendado manter sempre a autoestimulação, a masturbação”, indica.

Manter o prazer em dia garante benefícios como alívio do estresse, fortalecimento da imunidade, controle de pressão, melhora do sono e do humor e até mesmo o fortalecimento da musculatura da região pélvica.

Cuidados

Fica a dica: como nessa faixa etária podem existir problemas como diabetes e hipertensão, é sempre bom estar atento(a) aos ingredientes de certos produtos eróticos. “Alguns géis, vibradores líquidos e lubrificantes, por exemplo, podem conter açúcar, corantes ou bebidas em suas composições”, alerta Carolina.

Mais lidas
Últimas notícias