Deixe os tabus do lado de fora e pode entrar. Tudo sobre sexo, para você gozar a vida.

Dia da Visibilidade Trans: 6 conteúdos para entender mais sobre o tema

Neste sábado, 29 de janeiro, é celebrado o Dia da Visibilidade Trans

atualizado 28/01/2022 17:20

No dia 29 de janeiro é celebrado o Dia da Visibilidade Trans. Uma das sete letras da sigla LGBTQIA+, que engloba pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento. São eles: travesti, transgêneros e transexuais. 

Apesar dos desafios, cada vez mais mulheres trans e travestis têm ocupado espaços culturais, produzindo conteúdo informativo, educativo e mais importante: representativo.

No mês em que é lembrada a visibilidade trans, o movimento ganha mais força com a entrada da cantora Linn da Quebrada no BBB22, que como se descreveu: “Não sou homem, não sou mulher. Sou travesti”. E ainda assim, apesar de deixar claro o pronome que gostaria de ser tratada, a artista sofreu dentro da casa o que é chamado de misgendering.

O termo em inglês, de acordo com o terapeuta sexual André Almeida, é usado para descrever uma situação que infelizmente ainda acontece muito. “É quando alguém erra acidentalmente ou propositalmente o pronome de gênero preferido”, esclarece. “O pronome traduz a identidade que está sendo percebida socialmente. Vale reforçar que existe quem faça por desconhecimento e quem faça para ofender. Por isso, a orientação é pesquisar o que significa, e na dúvida, sempre perguntar qual o pronome de gênero a pessoa prefere ser chamada”, esclarece André. 

0

Nesta data tão importante, a Pouca Vergonha ouviu especialistas da área da sexologia para elaborar um guia de perfis no Instagram, no Spotify, além de livros que você deveria ouvir, ler e seguir para aprender mais sobre o assunto. Confira:

Vivência Trans

Na seleção da terapeuta sexual Thalita Cesário, um conteúdo importante que aborda o tema com respeito e empatia, é o episódio Vivências Trans, do podcast Mamilos. O material fala sobre as experiências diversas e plurais de pessoas trans.

A especialista também elenca como um podcast importante sobre o tema, o episódio 13 do Quina do Mundo, que traz assuntos como Dualismo de Gênero, Gênero como Controle, Transexualidade e muito mais.

 

Transexualidade e Travestilidade

Na seleção do terapeuta André, o podcast Dissidências Sexuais é fundamental para quem quer entender mais sobre o assunto.

Vida Trans

A página do Instagram possui conteúdo voltado para vida transexual e outros assuntos que merecem atenção.

Trans Psicóloga

A psicóloga Franchesca Aurora aborda diversos conteúdos, inclusive sexo, voltados para o público transexual.

Antra Oficial

Por fim, a Associação Nacional de Travestis e transexuais, rede de organização política de pessoas trans, é uma Associação não-governamental que presta informação e esclarecimento ao público.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by ANTRA (@antra.oficial)

Livros

Por último, e não menos importante, o terapeuta André elencou livros essenciais para entender sobre a sexualidade do universo trans. Confira:

Transexuais: perguntas e respostas - Gerald Ramsey

Transexuais: perguntas e respostas - Gerald Ramsey
38.98EmpresaComprar

Viagem solitária – João W. Nery

Viagem Solitária

Viagem Solitária
29,35EmpresaComprar

 

Trans: Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância

Trans: Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância

Trans: Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância
28,50EmpresaComprar

Mais lidas
Últimas notícias