metropoles.com

Brasileiros têm mais tesão no verão; culpado pode ser fetiche por suor

Cerca de 26% das pessoas sentem mais desejo sexual na estação. Especialista explica como o fetiche por suor pode explicar esse dado

atualizado

Compartilhar notícia

joSon/Getty Images
Casal suado se beijando foto colorida em close - Metrópoles
1 de 1 Casal suado se beijando foto colorida em close - Metrópoles - Foto: joSon/Getty Images

Nesta quarta-feira (21/12), começa o verão, estação mais quente do ano — principalmente quando se trata do Brasil, um país tropical e majoritariamente ensolarado. Além do bronze, o verão traz um comportamento bem específico: as pessoas sentem mais tesão.

De acordo com o Censo do Sexo, pesquisa encomendada pela Pantynova, 26% dos entrevistados apontaram sentir mais desejo sexual durante a estação. De acordo com o sexólogo e fisioterapeuta pélvico Félix Neto, com a chegada do verão, as pessoas ganham mais horas de atividade ao longo do dia, o que propicia a realização de mais tarefas relacionadas ao prazer.

“Durante o verão, acontece no corpo humano a liberação de mais hormônios responsáveis pela libido, como a testosterona e o estrogênio. O calor, somado a mais horas de exposição à luz do sol e à vitamina D, naturalmente, ainda traz mais felicidade e, por consequência, mais tesão”, explica o sexólogo e fisioterapeuta pélvico.

Tesão por suor?

Sabe-se que o céu é o limite quando se trata de prazer e que, sendo consensual e não trazendo sofrimento para nenhuma das partes envolvidas, tudo é válido no âmbito do fetichismo. O que muita gente não sabe é que existe um desejo sexual específico por suor: a salirofilia.

O fetiche também engloba a saliva, e consiste na atração por ver suor escorrendo, lamber e até mesmo sentir o cheiro do suor no parceiro. De acordo com Félix, é possível explicar isso antropologicamente.

“Os animais, por exemplo, se sentem atraídos pelo cheiro da parceria. Não é diferente com os seres humanos. Temos os famosos feromônios, que são substâncias químicas que saem em formato de cheiro pelas glândulas sudoríparas, e um dos sinais de excitação é justamente a excreção do feromônio”, elucida.

Como é de se imaginar, uma das principais formas de liberação desses hormônios é o suor. “Como no verão as pessoas tendem a suar mais por conta do calor, o feromônio fica mais nítido e aumenta a percepção das parcerias em relação a ele. Logo, sente-se mais atração”, afirma.

No campo do fetichismo, os motivos que levam uma pessoa a ter tesão por suor podem ser vários, desde estético até a redução de atrito durante o sexo, deixando as coisas mais “escorregadias” e gostosas. Contudo, o principal deles pode ser a sensação de proximidade com o outro.

“Esse fluido pode representar uma maior intimidade, sem contar que também representa o resultado de um sexo intenso, quente e, muitas vezes, mais selvagem”, conclui o profissional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?