metropoles.com

Servidores do MJ ganharão meias-diárias internacionais por evento no Acre

Dez servidores do Ministério da Justiça participam de evento em Brasiléia, no Acre, e voltam à capital federal por cidade boliviana

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Aeronave da FAB que trouxe resgatados da guerra da Ucrânia, vindos da Polônia, aparece decorado com a bandeira do Brasil em base aérea de Brasília- Metrópoles
1 de 1 Aeronave da FAB que trouxe resgatados da guerra da Ucrânia, vindos da Polônia, aparece decorado com a bandeira do Brasil em base aérea de Brasília- Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Dez servidores do Ministério da Justiça receberão meias-diárias internacionais por participarem de evento no Acre. É que eles compareceram ao seminário “Segurança das fronteiras brasileiras”, em Brasiléia, mas retornaram ao Brasil pela Bolívia. O evento aconteceu nesta sexta-feira (19/5) e teve a presença do ministro Flávio Dino.

Os servidores viajaram de Brasília a Rio Branco, em voos da FAB, entre os dias 16 e 19 de maio. De lá, seguiram por via terrestre até Brasiléia. Na agenda, constava ainda o lançamento do Pronasci 2 no estado.

O retorno a Brasília, porém, estava marcado para a cidade de Cobija, na Bolívia. Segundo o Ministério da Justiça, o motivo da viagem a partir da Bolívia se deu por razões de segurança.

“A cidade de Brasiléia está localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, sendo assim, o deslocamento através da cidade de Cobija, Bolívia, é de apenas 8 km em relação ao evento, enquanto a capital Rio Branco está distante 232 km. Por questões de segurança e logística o retorno dos servidores será feito pela Bolívia”, explicou o MJ, em contato com a coluna.

Sobre o pagamento de diárias internacionais aos servidores, o ministério alegou apenas que ele se dará pelo decreto que regulamenta a questão. O decreto estabelece o valor de meia diária para o dia do retorno do servidor ao país, calculado a partir do local do retorno, quando não exigir pernoite.

O valor da diária na Bolívia varia entre 220 e 170 dólares, dependendo do cargo ocupado pelo servidor.

Entre os servidores que participaram do evento estão o diretor da Força Nacional de Segurança, Fernando Alencar Medeiros, a secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Rodriguez de Assis Machado, o secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar e o chefe de gabinete do ministro Flávio Dino, Marcio André Soares dos Santos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?