Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Sanderson quer reduzir maioridade a todos os crimes, não só hediondos

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Sanderson buscará apoio para PEC que pretende reduzir maioridade penal no Brasil

Compartilhar notícia
Foto: Breno Esaki/Metrópoles
imagem colorida do Deputado Federal Ubiratan Sanderson. Brasília (DF), 19/04/2023. Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Sanderson defende a redução da maioridade penal para todos os crimes. O deputado buscará apoios para protocolar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nesse sentido.

Outra PEC, de 2015, estabelecia a redução da maioridade penal para crimes hediondos. Esse texto chegou a ser aprovado pela Câmara, mas não teve andamento no Senado e foi arquivado em 2022.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Segundo Sanderson, a nova PEC vai estender a redução da maioridade penal, que cairia de 18 para 16 anos, para todos os crimes.

“Maiores de 16 anos que incorrerem em crimes têm que responder por suas atitudes. Nem todo crime é punido com pena restritiva de liberdade”, ressalta o deputado.

Sanderson conta com amplo apoio dos demais integrantes da comissão de Segurança Pública. No plenário da Câmara, por outro lado, a proposta deverá enfrentar resistência dos partidos de esquerda.